Home » vinho » Harmonização » Receitas fáceis e caseiras que harmonizam com vinhos

Blog - Box 41 Vinhos

5
março
2020
Sem comentários.

Receitas fáceis e caseiras que harmonizam com vinhos

Dicas de receitas e harmonização digna de restaurantes estrelados

Sabe aqueles dias em que você só quer comer um belo prato com uma taça de vinho para acompanhar, mas não quer sair do conforto de casa, muito menos pedir pelo aplicativo. Pois nada melhor que o gostinho de comida caseira! Por tanto, escolhemos algumas dicas e sugestões de preparações que podem facilitar na hora de cozinhar.
Se engana quem pensa que vinho só harmoniza com pratos caros ou extremamente sofisticados. Em muitos países do mundo, o vinho é uma bebida do cotidiano, que pode acompanhar praticamente todas as refeições e os mais variados tipos de alimentos.
Fazer a própria comida em casa pode ser uma maneira de economizar, além de ser terapêutico. Então, que tal preparar um prato delicioso no próximo jantar?!

O que é harmonização?

Falamos muito de harmonização aqui no blog, mas é sempre bom reforçar o conceito. Harmonização é, antes de tudo, a busca do equilíbrio entre o vinho, o prato e quem irá degustá-lo. Esse equilíbrio é sutil e tênue, além de depender de variáveis que influenciam diretamente, como a safra e o método de produção do vinho. Enquanto os pratos, podem ser os ingredientes, forma de cocção, temperatura, tempero, frescor, complexidade etc.

Dicas de ouro:

Agora que você sabe o quão importante é a harmonização vamos te dar algumas dicas para que não haja erros na hora de combinar os ingredientes com a bebida.

  1. Geralmente os vinhos brancos são mais democráticos e fáceis de com comida do que os vinhos tintos;
  2. Harmonize vinhos e pratos com o mesmo corpo, por exemplo, vinho branco com peixe;
  3. Vinhos tânicos precisam de proteína e combinam com alimentos mais amargos;
  4. Vinhos mais açucarados são ótimos aliados dos ingredientes levemente apimentados ou com tempero mais forte;
  5. Vinhos amadeirados ganham complexidade e textura, e suportam pratos do mesmo porte;
  6. Procure conhecer vários tipos de vinho, pois não é sempre que seu vinho favorito vai combinar com todos os tipos de prato;
  7. Opte por “ingredientes-ponte”, que são aqueles que conectam vinho e comida por meio de interações;
  8. Experimente! Enquanto cozinha, procure experimentar as junções dos temperos com os ingredientes, sal e demais condimentos. Não deixe de se certificar de que toda essa combinação ficará agradável com a bebida escolhida.

Receitas caseiras deliciosas!

Comida e vinho harmonizados

Já sabemos o que é harmonização e como a fazemos da forma correta, agora é hora de colocar a mão na massa! Preparamos duas receitas de dar água na boca, para se fazer em casa de forma rápida.
Bruschetta de mussarela de búfala com tomates

Ingredientes:

Você vai precisar de um pão italiano em fatias, 200 gramas de tomate, 300 gramas de queijo mussarela de búfala cortado em fatias e dois dentes de alho sem casca. Além de manjericão, pimenta-do-reino moída, azeite de oliva (de preferência extra virgem) e sal, todos a gosto.

Modo de preparo:

Com as fatias de pão separadas, esfregue muito bem todo o alho sobre o pão. E seguida, leve o pão ao fogo e deixe até dourar ligeiramente. Retire e reserve. Logo após, corte os tomates ao meio e misture-os com a mussarela e o manjericão.Tempere com sal, pimenta e azeite como melhor desejar e sirva sobre o pão.
Uma boa pedida é decorar com algumas folhas de manjericão e regue com mais azeite.

*Harmoniza com vinhos tintos potentes, com notas de frutas vermelhas.

Pizza de liquidificador

Ingredientes:

Para a massa você precisará de dois ovos inteiros, duas xícaras de chá de leite integral, três xícaras de chá de farinha de trigo, duas colheres de sopa de manteiga, uma colher de sopa de fermento em pó, além de uma colher de sobremesa de sal e outra de açúcar.
Já para o recheio, os ingredientes são: uma lata de molho de tomate, 500 gramas de mussarela ralada, 250 g de presunto cozido picado fatias de tomate, além de azeitonas picadas, orégano, ovos cozidos picados, cebola em rodelas, todos a gosto.

Modo de preparo:
Em um liquidificador, coloque os ovos, o leite, a manteiga, a farinha, além do fermento em pó e bata até que a massa fique homogênea. Em fogo médio, unte uma frigideira com um pouco de manteiga e coloque a massa, espalhando-a por toda a frigideira. Deixe dourar a parte de baixo e com a ajuda de uma espátula, vire a massa.
Depois de bem assada, acrescente o molho, a mussarela ralada, as rodelas de tomate e o manjericão. Use uma tampa para que asse mais rápido.
*A harmonização vai depender do sabor da pizza. Na dúvida, a acidez de um bom Pinot Noir vai cair bem.
Hmmmm deu vontade de correr na cozinha e preparar essas delícias, não é? Mas antes disso passe no Box 41 Vinhos, que está localizada no Mercado Municipal de Curitiba, para comprar o melhor vinho que harmoniza com as suas receitas!


Comentários

Seja o primeiro a comentar isso!

Os comentários estão fechados.