Se você acha que o vinho acompanha bem as temperaturas mais baixas, saiba que a bebida também pode ser uma boa pedida quando os termômetros estiverem mais altos. Leia a nossa matéria e veja como aproveitar todo o potencial dos vinhos no verão!
Quando se fala em vinho, muitos imaginam que ele remeta a um cenário típico do inverno, com casacos, lareira e fondue. Mas temos uma boa notícia para os verdadeiros apreciadores da bebida: você não precisa deixar de lado o seu bom e velho companheiro, basta escolher os melhores rótulos para a época.
O verão pede vinhos mais refrescantes e informais, como a estação sugere. Deixe a complexidade de aromas e sabores para o inverno. Mas, para acertar na escolha, é preciso se atentar a alguns fatores.
Fuja da temperatura ambiente! Ela é naturalmente mais alta durante este período. O ideal é servir brancos e rosés entre 8 a 10ºC e os tintos entre 12 a 14ºC. Porém, tente não consumí-los em temperaturas ainda mais baixas. Dessa forma, a boca pode ser anestesiada dos sabores. Isso compromete toda a sua experiência com a bebida.
Para os vinhos, uma regra é sempre válida: quanto mais jovem, mais refrescante ele será. Portanto, busque os que possuem safras colhidas em um período mais recente.
Outro critério importante é o teor alcoólico da bebida. Um vinho com menos álcool em sua composição se torna mais fácil de consumir. Os vinhos tintos parecem ser mais pesados que os claros, devido aos resíduos secos e da longa maceração a que são expostos. Porém, este aspecto influencia tanto que um branco leve e com muito álcool pode ser menos refrescante que um tinto fresco.
Vinhos com menos taninos são ideais para beber no calor. Aposte em vinhos mais leves e de castas refinadas, como o Pinot Noir, por exemplo.
Seguindo os critérios acima, diversos exemplares, desde os mais leves até os fortificados, se tornam boas opções para o verão. Mas, diante de tantas opções, quais escolher? Confira abaixo os mais recomendados para as temperaturas elevadas.
Vinhos leves, sem madeira e de safras mais jovens são as melhores pedidas! Os que levam a uva Chardonnay e a Sauvignon Blanc apresentam um bom frescor para a época. Estes rótulos acompanham perfeitamente pratos de saladas, pois ressaltam a sua refrescância.
Nada melhor para se refrescar no verão do que uma boa taça de espumante. Prefira os feitos de Chardonnay, com menos densidade e corpo. Os de Pinot Noir são boas pedidas para noites mais quentes.
Os espumantes brasileiros vêm conquistando prestígio em diversas premiações nos últimos anos. Invista também nos rótulos nacionais!
Mais populares na França e em Portugal, os vinhos rosés são produzidos a partir da uva tinta. Podem ser harmonizados com peixe, paella, arroz à marinera e pratos mais suaves.
E o tinto pode? Não só pode, como é uma interessante combinação! Prefira os de pouco ou médio corpo, mais frutados, como os da uva Pinot Noir. Os chilenos e os brasileiros possuem características jovens e vão bem. Só evite vinhos que são mais complexos e encorpados. Deixe-os para as temperaturas mais baixas.
Outras boas opções são os tintos de uva Gamay e Cabernet Franc, além dos produzidos na Serra Gaúcha. Sirva-os com massas, embutidos e queijos pouco gordurosos.
O segredo para ter a melhor experiência com vinho no verão é mantê-lo sempre gelado. Se for consumir durante o dia, coloque a garrafa na geladeira na noite anterior.
Para conservar a temperatura, deixe-a no cooler entre camadas de gelo. Caso utilize balde, não esqueça de colocar um pouco de água para gelar mais rápido. Também é possível armazenar a bebida em manta térmica, wine bag e garrafa térmica.
Surpreenda seus convidados e aposte na criatividade! Congele uvas e sirva-as nas taças com vinho. Só evite jogar pedras de gelo, pois podem comprometer todo o sabor.
Você também pode agradá-los ao preparar uma deliciosa sangria. Utilize uma garrafa do vinho tinto ou rosé de sua preferência, corte frutas da época e misture com suco de laranja e limão. Muito fácil, não é mesmo?
No verão costumamos comer bem menos do que no inverno. O corpo precisa ingerir mais líquidos para se manter em sua temperatura normal. Portanto, nada de comidas pesadas! Opte por alimentos mais leves, como saladas, frutos do mar e embutidos. Bruschettas e empanadas também são bons aperitivos.
Depois das nossas dicas, você também acha que vinho combina com verão? Qual você prefere nesta época? Não esqueça de deixar o seu comentário e sugestão!
41 3264-4343
Avenida Sete de Setembro, 1865, Curitiba Paraná
box41@box41vinhos.com.br
Comentários
Os comentários estão fechados.