Home » Uvas » Tudo que você precisa saber sobre vinhos orgânicos

Blog - Box 41 Vinhos

25
maio
2020
Sem comentários.

Tudo que você precisa saber sobre vinhos orgânicos

No próximo dia 25 começa a semana os produtos orgânicos, entenda mais sobre os vinhos orgânicos!

 

O estilo de alimentação do brasileiro tem mudado nos últimos anos. Os alimentos orgânicos estão mais populares nas gôndolas de supermercados e lojas de produtos naturais do país. 

Estima-se que 19% da população consome alimentos orgânicos no Brasil. É o que aponta a pesquisa do Conselho Brasileiro da Produção Orgânica e Sustentável (Organis). Tal expansão permitiu que a produção orgânica chegasse aos vinhedos, e assim, desenvolver rótulos sustentáveis. Por isso, planejamos um post inteiramente dedicada ao assunto. Confira!

 

O que são produtos orgânicos?

Antes de falarmos de vinho orgânico, primeiro vamos entender o que é um produto orgânico. Geralmente são aqueles que passam por uma linha de produção considerada natural. Isto é, sem o uso de aditivos ou adubos químicos e procedimentos prejudiciais para o meio ambiente. Os orgânicos mais conhecidos no mercado são os legumes, frutas e vegetais. Ou ainda pães e outros produtos, como os vinhos.

 

Qual a diferença entre vinhos orgânicos ou biodinâmicos? 

Já fizemos um post sobre os vinhos biodinâmicos e agora vamos mostrar a diferença entre eles e os orgânicos. Nem todo vinho orgânico é um vinho biodinâmico, mas todo vinho biodinâmico é orgânico. 

Ou seja, os vinhos orgânicos não utilizam agrotóxicos, conservantes e fertilizantes. Não apenas para o controle do vinhedo, como também para a produção do vinho. Já os biodinâmicos exigem que as práticas estejam conectadas com o ecossistema. Desse modo, não basta apenas deixar a produção livre dos compostos sintéticos. É preciso que cada participante do sistema contribua para a sua harmonia.

No Box 41 Vinhos você encontra vinhos biodinâmicos especialmente selecionados!

 

O que são os vinhos orgânicos? 

Agora que você já sabe o que é um produto orgânico, e a diferença dele para o biodinâmico, vamos falar dos vinhos orgânicos. Em suma, o que caracteriza o vinho orgânico é produzido com técnicas sustentáveis. Nessa produção, não são utilizados compostos químicos que aumentam a rentabilidade do produto, os agrotóxicos. 

É possível aplicar várias técnicas que vão além de apenas evitar o uso de defensivos agrícolas nas parreiras. Como por exemplo, as rotações de lavouras, que ajudam o solo a se recuperar naturalmente, o uso de adubos verdes. Ou ainda, de coberturas vegetais para aumentar os nutrientes da região onde são plantadas as parreiras.

Essas técnicas facilitam na realização de vinhos orgânicos. Segundo o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), o consumo aumentou 50% entre 2013 e 2019. Já na produção, cerca de 4% da produção mundial de vinhos são realizadas com técnicas orgânicas. No Brasil, o Rio Grande do Sul é o maior produtor e pólo de comercialização dos orgânicos. Estima-se que o estado corresponde cerca de 90% da produção do país.

Características e certificações 

Os rótulos orgânicos são genuínos e de fácil distinção dos vinhos que não seguem o mesmo tipo de produção. Geralmente são bebidas mais densas e apresentam coloração mais escura. Isso se dá devido a preservação natural da uva. 

Um fator importante para verificar se um vinho é orgânico são os Selos de Certificação. São eles que garantem que durante o processo não foram usar pesticidas ou agrotóxicos. Bem como essas certificações asseguram a ausência de transgênicos. No Brasil, os selos mais importantes são o Selo Orgânico Brasil (para produtos orgânicos). Além do Selo DEMETER (para produtos biodinâmicos).

 

Tipos de vinhos orgânicos

Os tipos de vinho orgânico variam:

  • Os vinhos 100% orgânicos;
  • Existem os vinhos com 95% dos ingredientes são de fontes orgânicas. Mas mesmo assim, ainda contém um certo limite de aditivos;
  • Além dos vinhos produzidos a partir de uvas orgânicas.

 

Vinhos orgânicos fazem bem para a saúde 

Além de respeitar o meio ambiente, os vinhos orgânicos são benéficos à saúde. Por não aplicarem aditivos sintéticos e livre de organismos geneticamente modificados. Em especial, os compostos presentes nos vinhos melhoram a saúde do coração, reduzem o colesterol. Além de proteger contra o colesterol e diminuir o risco de diabetes.

O vinho orgânico também não apresenta organismos geneticamente modificados (OGM). Eles também demonstram baixa presença de sulfitos, pois as quantidades presentes naturalmente nas uvas são o suficiente para a preservação. 

 

Quer saber mais sobre o mundo dos vinhos? Nos siga nas redes sociais para receber outros conteúdos exclusivos! 


Comentários

Seja o primeiro a comentar isso!

Os comentários estão fechados.