Home » vinho » Sopas e vinhos: combinação ideal para o frio

Blog - Box 41 Vinhos

4
junho
2019
Sem comentários.

Sopas e vinhos: combinação ideal para o frio

Sopas e vinhos

Nada melhor para as baixas temperaturas do que preparar caldos e acompanhá-los de um bom vinho. Mas como acertar na harmonização? Confira em nossa matéria!

 

Com a chegada do frio, a sopa é presença confirmada nas mesas. Preparada de diversos modos, ela conquista pela praticidade e pela possibilidade de ingredientes. Mas você sabia que ela também vai muito bem com vinho? Esta combinação pode parecer arriscada a primeiro momento, já que a temperatura elevada do prato pode retirar a força da bebida. Porém, ao seguir as dicas certas, você pode aproveitar o melhor de cada um e elevar a experiência da sua refeição. Quer saber como fazer isso? Abaixo explicamos como. Então prepare as suas anotações!

 

Sopa de legumes

A tradicional sopa de legumes não pode faltar no friozinho, não é mesmo? Se optar por um caldo de aspecto mais leve, escolha vinhos tintos igualmente leves. Boas pedidas são o Pinot Noir e o Merlot. Os rosés também acompanham muito bem o prato. Por outro lado, se a receita for mais rústica ou levar lentilhas, por exemplo, vá de Syrah jovem ou Chianti. Já as mais cremosas pedem os brancos. Dentre eles, Chardonnay, Chenin Blanc e Pinot Grigio são as melhores opções.

 

Sopa de cebola

Especialidade da culinária francesa, é uma das sopas mais antigas do país. Segundo a história, o rei Louis XV estava sozinho em um pavilhão de caça com poucos ingredientes: cebola, manteiga e Champagne. Jogou em uma panela e criou a primeira versão. As variações, anos mais tarde, levariam uma uma camada de queijo gruyère gratinado. No Brasil e em Portugal, há quem adicione um pouco de conhaque também. Por conta disso, harmoniza com tintos que apresentam boa acidez, como os Cru de Beaujolais e Cabernet Franc. Se a sua preferência for pelos vinhos brancos, escolha o Sauvignon Blanc e voilà!

 

Sopa de tomate

Popular no mundo todo, possui diferentes preparos e acompanhamentos em cada país. Nos Estados Unidos, por exemplo, acompanha o grilled cheese, um sanduíche de queijo derretido. Já na Grécia, leva iogurte na finalização.

Por mais que possua variações, na hora de servir o prato com vinhos opte por tintos leves e de corpo médio, como os Côtes du Rhone, Gamay e Barbera. Entre os brancos, vá de Sauvignon Blance Alvarinho.

 

Caldo de feijão

Difícil falar de sopa sem falar no caldinho de feijão. Popular entre os brasileiros, ele possui cremosidade e ganha corpo com ingredientes fortes, como a linguiça, o bacon e o paio. Além disso, os temperos utilizados ressaltam o seu sabor picante.

Para valorizar as suas características, escolha vinhos com boa acidez. Porém, antes de procurar o seu rótulo, fique atento se os tintos possuem corpo leve e se os brancos são macios e afinados. Caso possuam, são bons candidatos para acompanhar o caldo de feijão.

 

Caldo de galinha

Prato muito prático e nutritivo, o caldo de galinha está sempre presente nas temperaturas mais baixas. Os sabores delicados e leves deste tipo de sopa vão bem com um bom Chardonnay, que passou um tempo por madeira.

 

Caldo verde

A tradicional sopa portuguesa é muito apreciada pelos brasileiros. Na receita, a batata confere cremosidade e a couve crocância, enquanto os embutidos garantem a robustez do prato. Por isso, é importante que se evite vinhos muito frutados e com elevado teor alcoólico, como os do Alentejo ou do Novo Mundo.

O melhor é investir nos tintos portugueses da região do Dão. Levemente frutados e de corpo médio, são os mais indicados para este caldo mais encorpado. Se preferir brancos, escolha os que apresentam uma boa acidez e presença no paladar.

 

Caldo de camarão

O camarão é apreciado em seus mais diversos preparos, inclusive como caldo. A receita leva mandioca, o que garante um aspecto mais cremoso e eleva a suntuosidade deste fruto do mar. Por conta da delicadeza do prato, harmoniza muito bem com vinhos rosés e brancos, principalmente os que tiveram contato com madeira. Os tintos também são boas pedidas, porém, opte pelos rótulos mais jovens e frutados, que possuam boa acidez.

 

Creme de abóbora

Típica da culinária italiana, é conhecida por lá como Crema di Zucca. O sabor levemente adocicado da abóbora permite que ingredientes variados possam ser utilizados no preparo. Por isso, é comum encontrar o creme incorporado com caldo de legumes, leite ou água, sem esquecer do toque especial que as especiarias proporcionam à receita.

Este tipo de creme é ideal para vinhos brancos, como os Chardonnays. Prefira os bem frutados, pois equilibram o sabor e a textura do caldo. Um toque de madeira também pode ser adicionado, já que resgatará a grandeza das especiarias utilizadas, elevando a experiência.

 

Agora que você já conhece as melhores combinações de vinhos e sopas, já pode escolher o melhor rótulo para a sua próxima refeição! Qual será a sua escolha? Deixe nos comentários e não esqueça de garantir o seu em nossa loja!

Av. Sete de Setembro, 1865 – Box 41 Vinhos – Mercado Municipal de Curitiba

 


Comentários

Seja o primeiro a comentar isso!

Os comentários estão fechados.