Home » Sommelier » Sommelier: saiba sobre a profissão 

Blog - Box 41 Vinhos

27
novembro
2018
Sem comentários.

Sommelier: saiba sobre a profissão 

Um bom restaurante e lojas especializadas em vinhos sempre contam com o sommelier para te ajudar na experiência com a bebida. Mas você sabe exatamente o que ele faz e como surgiu essa profissão? Conheça!   

 

O sommelier de vinhos é um profundo conhecedor da bebida. É a pessoa capacitada para garantir cartas de vinhos de qualidade para o cliente final, bem como para cuidar de alguns pontos envolvidos no processo, da escolha, compra, recebimento até a conservação das garrafas em adegas. 

 

Como surgiu a profissão do sommelier? 

A palava sommelier tem sua origem na França. Durante a Idade Média, designava as pessoas responsáveis por transportar as pipas de vinhos para os grandes castelos e palácios. Além de cuidar do transporte da bebida, os encarregados deveriam provar o seu conteúdo, como forma de verificar a presença de venenos e outras substâncias antes de ser de fato servido à realeza. 

Após o século XVIII, os restaurantes de Paris ganharam popularidade e a cidade se tornou um importante centro gastronômico do mundo. Isto colocou os profissionais que provavam o vinho e garantiam sua qualidade em destaque, e abriu portas para a consolidação do sommelier. 

 

Regulamentação no Brasil 

Apesar da profissão já ser executada há muito tempo, no Brasil foi regulamentada apenas em 2011, por meio da Lei 12.467. Com isso, ficou instituído que o sommelier é quem “executa o serviço especializado de vinhos em empresas de eventos gastronômicos, hotelaria, restaurantes, supermercados e enotecas, e em comissária de companhias aéreas e marítimas”. 

 

Mercado de vinhos no país 

De acordo com dados do Wine Institute, divulgados em 2010, o consumo de vinho no Brasil é de cerca de 1.8 litros por habitante. Comparado a outros países, conhecidos pelo alto consumo da bebida, como a Itália, França e Portugal, ainda é relativamente baixo, mas a expansão do mercado nos últimos anos demonstra uma boa oportunidade para os profissionais da área no país, que possui cerca de 1100 vinícolas. 

Mercado dos Vinhos

Quais são as funções do profissional? 

O especialista saberá a respeito das safras, uvas de cada vinicultura e as regiões cultivadas. Este processo contribuirá para a escolha e os cuidados no armazenamento das bebidas em adegas. Com este conhecimento, ele pode também checar a temperatura, areação e sugerir as harmonizações com os pratos para o cliente final. 

Além de atuar em estabelecimentos, o profissional pode:

  • Desenvolver cursos;
  • Organizar excursões;
  • Escrever livros, artigos e colunas especializadas sobre o assunto para jornais, revistas e portais, por exemplo. 

 

Atuação em restaurantes e lojas especializadas 

Você já viu anteriormente que os profissionais estão habilitados para atuar em diversos estabelecimentos. Mas como colocar em prática tudo que aprendem? O sommelier ajudará, sobretudo, o empreendedor do segmento alimentício a desenvolver a sua carta de vinhos, com base na procedência e qualidade. Tais fatores podem se tornar grandes diferenciais do local. Ele também estará apto para indicar os melhores vinhos para cada ocasião, e a treinar toda a equipe quanto aos cuidados para servir os clientes.   

 

O que preciso fazer para ser um bom sommelier? 

Vinho e sommelier

O sommelier deve ter uma boa comunicação, gostar de aprender e saber transmitir os seus conhecimentos sobre vinhos. Há instituições conceituadas de ensino e inúmeros livros que ajudam a desenvolver as habilidades de degustação e análise da bebida.

O profissional também precisa ter conhecimento dos processos e legislações específicas. Precisa conhecer sobre harmonização enogastronômica, regiões vinícolas e informações importantes a respeito do mercado ao redor do mundo. 

 

Enólogo, sommelier e enólogo: existe mesmo diferença? 

Uma dúvida muito comum é sobre o que difere os enólogos, sommeliers e enófilos. Apesar de unidos pelo produto final, o vinho, os três possuem algumas divergências. Veja quais são: 

 

Enólogos 

Responsáveis pelas decisões a respeito da produção do vinho, os enólogos participam dos seguintes processos:

  • Análise de solo,
  • Análise da colheita das uvas
  • E também da pós-colheita, com a definição das técnicas de vinificação e da entrada do produto no mercado.

Geralmente, é formado em agronomia ou possui assessoria de um profissional desta área, já que seu trabalho está diretamente ligado à produção. 

Sommeliers 

Como já vimos, o sommelier é especialista na bebida. Em geral, atua em restaurantes, bares e lojas do setor, desde a compra até a elaboração das cartas de vinho do estabelecimento. 

 

Enófilos 

Você gosta muito de vinhos e possui grande conhecimento sobre a história? Conhece os rótulos disponíveis e todos os processos, sem necessariamente se envolver neles? Então você é um enófilo! Não é preciso de nenhum curso profissionalizante para isso, basta apreciar um bom vinho. 

 

Especializada no comércio de vinhos de todas as regiões, o Box 41 Vinhos possui dois sommeliers. Guilherme Balbino e o Cláudio Lúcio Madeira ajudam o cliente a ter a melhor experiência com a bebida. 

 

Agora que você já entende tudo sobre o que um sommelier faz, queremos saber: já conhecia a profissão? Tem interesse em conhecer mais? Comente!  


Comentários

Seja o primeiro a comentar isso!