Você sabe o que são e por que muitas pessoas ainda confundem com os vinhos orgânicos? Confira tudo o que você precisa saber sobre este tipo de vinho em nossa matéria!
Imagine que um vinho é produzido sem fertilizantes, com produtos orgânicos e em total consonância com os ciclos da natureza. Como você acha que será o seu sabor? Os produtores dos vinhos biodinâmicos reforçam que o resultado não poderia ser outro a não ser uma bebida saudável, de maior qualidade e com a máxima expressão de seu terroir. Porém, muitos ainda os confundem com a produção orgânica. Por isso preparamos um conteúdo com tudo o que você precisa saber sobre este tipo de vinho.
Para ser considerado biodinâmico, um vinho deve, antes de tudo, ser produzido por meio da agricultura biodinâmica. Mas o que exatamente é ela?
Os vinhedos que a praticam seguem os ensinamentos da antroposofia. O conceito é centrado em integrar e harmonizar todo o sistema que constitui a produção. Ou seja, as plantas, o solo, os animais, o ser humano e o cosmos, junto aos ciclos da natureza. Apenas dessa forma ocorre o equilíbrio, que proporciona um produto de alto valor nutricional e biológico.
Para que haja essa integração, deve-se, primordialmente, evitar o uso de pesticidas e fertilizantes industriais. Na produção dos vinhos biodinâmicos, preza-se pela mínima intervenção, tanto do homem quanto dos compostos sintéticos. Os tratamentos químicos dão lugar a chás naturais para suprir as carências minerais do solo e plantas medicinais para proporcionar a vitalidade do que é produzido.
O controle das pragas é feito por meio de plantações de rosas entre as videiras. E, para o preparo do solo, nada de tratores! São utilizados cavalos para que ele não seja compactado. Esse cuidado é tido, igualmente, na colheita das uvas e no engarrafamento do vinho. Para que estes processos estejam em harmonia com o todo, seguem-se as fases da lua e o movimento dos astros. Isso torna a produção sazonal, mas todo esse trabalho vale a pena para degustar um produto diferenciado, não é mesmo?
O calendário não é uma regra no processo. Porém, é muito utilizado por produtores para acompanhar a movimentação da lua e dos astros, durante um ciclo de 27 dias. De acordo com o método, a vida na Terra é influenciada pela posição e fase em que a lua se encontra no céu. Dessa forma, caso o cultivo siga o calendário, as uvas podem receber todos os benefícios dos astros.
Os estudos do filósofo austríaco Rudolf Steiner (1861-1935), fundador da antroposofia, permitiram o modelo biodinâmico de produção agrícola. O nome provém do grego bios (vida) e dynamis (energia). Este pensamento reforça a conciliação entre energia física e espiritual, com a finalidade de conectar o homem e a terra, a terra e o todo.
Nesse sentido, a filosofia busca produzir alimentos por meio da “verdadeira vitalidade”. Ou seja, por tudo aquilo capaz de nutrir verdadeiramente todo o ecossistema envolvido. Por esse motivo, portanto, é que há o respeito ao produtor, ao consumidor e ao meio ambiente durante todo o processo.
Aqui vale um pensamento: nem todo vinho orgânico é biodinâmico, mas todo vinho biodinâmico é orgânico.
O que exatamente isso significa? Os vinhos orgânicos não utilizam agrotóxicos, conservantes e fertilizantes. Não apenas para o controle do vinhedo, como também para a produção do vinho.
Já os biodinâmicos exigem que as práticas estejam conectadas com o ecossistema. Desse modo, não basta apenas deixar a produção livre dos compostos sintéticos. É preciso que cada participante do sistema contribua para a sua harmonia. O vinhedo, por exemplo, pode ser alimentado com compostos naturais e ter a contribuição de animais para podar naturalmente as plantas. Tudo para que haja a mínima intervenção humana e a natureza possa seguir seu ciclo.
Agora que você já sabe o que caracteriza o vinho biodinâmico, está na hora de conhecer os melhores rótulos. Confira abaixo:
O Menguante é um vinho biodinâmico produzido na região de Cariñena, na Espanha. Utiliza uva Garnacha e possui sabores de frutas pretas maduras, com toque de especiarias. É a melhor combinação para guisados, pizza com embutidos e queijos duros. Deve ser servido em uma temperatura de 16 a 18º C.
Produzido na região chilena do Vale San Antonio, o Matetic Corralillo leva o delicioso sabor da uva Chardonnay. Ideal para servir com carnes brancas, paella e marisco cozido. Também acompanha bem receitas asiáticas e massas. Para ter a melhor experiência com a bebida, sirva entre 8 a 10ºC.
Depois de conhecer o vinho biodinâmico, você ficou com vontade de provar? O que achou desse tipo diferenciado de produção? Deixe o seu comentário!
41 3264-4343
Avenida Sete de Setembro, 1865, Curitiba Paraná
box41@box41vinhos.com.br
Comentários
Os comentários estão fechados.