Home » Data comemorativa » O Dia da Pizza pede um bom vinho!

Blog - Box 41 Vinhos

6
julho
2020
Sem comentários.

O Dia da Pizza pede um bom vinho!

Pizza! 

Nada melhor do que aproveitar o Dia da Pizza para uma deliciosa noite, com um bom vinho para acompanhar!

 

O dia 10 de julho é conhecido como Dia da Pizza no Brasil. A deliciosa data é inspiradora. Para tornar este dia ainda melhor, abra um bom vinho para acompanhar a iguaria. Neste post vamos te ensinar a harmonizar os sabores mais tradicionais com a bebida de Baco.

E não é só italiano que gosta de pizza e vinho. O brasileiro também ama esse combinado! Pois estima-se que sejam consumidas 1,5 milhão de pizzas por dia. Só em São Paulo são quase um milhão todos os dias. Com mais de 6 mil pizzarias espalhadas pela cidade. A grande Curitiba e região produz entre 20 mil a 25 mil unidades. O Brasil fica atrás somente dos Estados Unidos no consumo.

 

História da pizza 

Antes de harmonizar, vamos entender como esse prato foi desenvolvido. Engana-se quem acha que os italianos a criaram. Ela tem origem com os egípcios! Que  misturavam farinha com água. Além disso, os gregos, babilônios e hebreus também faziam massa a base de farinha de trigo. O que hoje é mais parecido com os pães árabes.

Com o passar do tempo, a receita foi se modificando. Os fenícios, no século três antes de Cristo, costumavam acrescentar coberturas de carne e cebola a massa.

 

Itália

Na Idade Média, durante as cruzadas, os turcos levaram o prato até o porto de Nápoles na Itália. Lá, os italianos incrementaram a receita, dando origem a pizza Napolitana. Na qual leva tomate, orégano, alho e azeite de oliva. Ingredientes regionais que se tornaram típicos para a base das pizzas. 

Na época, o alimento era designado as pessoas mais humildes que habitavam no sul da Itália. Em especial em Nápoles, que é considerado o berço da pizza. Região essa, que inventou o termo picea – que indicava um disco de massa assada com ingredientes por cima. Servida com ingredientes baratos, por ambulantes, a receita servida para matar a fome dos mais necessitados. 

Ela chegou ao Brasil por meio dos imigrantes italianos, em especial em São Paulo e no sul do país. Até a década 1950, era mais comum ser encontrada em meio à colônia italiana. Tornando-se, logo em seguida, parte da cultura do Brasil. Desde 1985, o dia 10 de julho é comemorado como o Dia da Pizza

 

Harmonizando duas tradições

Para este prato que é tão tradicional, simples e ao mesmo  tempo sofisticado o ideal é combinar com vinho. O acompanhamento mais conhecido é a massa com vinho tinto seco de boa acidez e tanino leve. Esse tipo de vinho ressalta o sabor da massa, além dos condimentos da cobertura como queijo e azeite de oliva.

Vamos te dar algumas dicas chave sobre essa deliciosa harmonização:

    • Pizza Mozarela combina com tinto Merlot: por costumar ser mais salgada e gordurosa, necessitada ser degustada com opções mais ácidas. Para aqueles que preferem vinho branco, um rótulo Chardonnay mais encorpado também harmoniza perfeitamente;
    • Chardonnay harmoniza com pizzas com mais gordura: o vinho de uva clara é uma ótima sugestão com a tradicional pizza de quatro queijos. Um Chardonnay com acidez boa é indicado para enfrentar a gordura dos queijos. Pizzas doces, comuns no Brasil, como as de chocolate branco, costumam conter maior concentração de gordura. Para isso, um Chardonnay licoroso, mais encorpado e doce para fazer frente à intensidade do ingrediente. Além disso, ela casa com pizza que levam palmito;
    • As receitas com embutido pedem Cabernet Sauvignon: Calabresa, ou ainda salames, precisam de bebidas com ainda mais acidez. Se você é tradicional esse sabor combina com os tintos, como um Cabernet Sauvignon;
    • Pizzas mais leves, vinhos mais leves: Para a versão tradicional de marguerita, ou para linguiças mais suaves os vinhos com uva Sangiovese são os mais indicados; 
    • Pizzas tradicionais sugerimos vinhos tradicionais: Frango com catupiry é uma das mais pedidas entre os brasileiros. Ela é um misto entre a gordura do laticínio e suavidade da carne branca. Ingredientes que equilibram com Rosés mais leves ou então, Pinot Noir. O champignon, por sua vez, costuma ser utilizado em conserva, o que altera o sabor. Portanto, O Merlot, é a companhia mais apropriada para este tipo de vinho.

 

Fazer este texto com vontade de comer um belo pedaço de pizza, como bastante molho. Aproveite esta data para pedir uma, com vinho para acompanhar! Passe no Box41 Vinhos para garantir os melhores rótulos! 


Comentários

Seja o primeiro a comentar isso!

Os comentários estão fechados.