Home » Uvas » Pinot Noir Day: tudo que você precisa saber

Blog - Box 41 Vinhos

15
agosto
2020
Sem comentários.

Pinot Noir Day: tudo que você precisa saber

18 de agosto é uma data especial! É dia de celebrar uma uva única: Pinot Noir.

Pinot Noir Day é comemorado no dia dia 18 de agosto. A data foi criada para homenagear uma das uvas mais famosas e recomendadas do mundo. Além de ser muito utilizada pelas viniculturas. Pensando nisso, criamos essa postagem para te explicar tudo que você precisa sobre a Pinot Noir!

Uva Pinot Noir

Antes de falarmos sobre o Pinot Noir Day, queremos te explicar melhor sobre a uva. Ela causa controvérsias. Por ser de difícil cultivo e de transformação em vinho. Mas que, ao mesmo tempo, é referência entre os rótulos mais finos. A Pinot Noir é reconhecida pela sofisticação e pelos vinhos tintos mais clássicos. 

Mas é claro que essa uva também é versátil e possui uma cepa com características bastante peculiares. O que proporciona, além dos vinhos tintos, uma das principais uvas na fabricação de champagnes e espumantes

Originária da França, mais especificamente da Borgonha. A Pinot Noir também é produzida em outros solos como a Nova Zelândia e Estados Unidos. Sendo assim, trata-se de uma uva bastante sensível às alterações de clima e de solo. Mas ela  apresenta outras características como:

  • Casca fina;
  • Cachos contactos;
  • Sabores delicados;
  • Coloração avermelhada menos intensa;
  • Prefere climas amenos e poucas chuvas;
  • Notas de frutas em compota, terra úmida, cogumelos e couro;
  • Aromas de amora, cereja, framboesa, especiarias, flores ou ervas.

Considerada um contraponto da Cabernet Sauvignon, que produz vinhos encorpados e com bastante intensidade. Deste modo, a Pinot Noir produz tintos mais leves, de acidez elevada e com mais aromas. Delicada e complexa, essa uva é vulnerável a apodrecimento e mofo durante o cultivo. Portanto, ela exige inúmeros cuidados no processo de vinificação. Como, por exemplo, o controle de temperatura e uso de métodos delicados de filtração.

Nota-se que esta casta possui muita personalidade. Além disso, ela é flexível na hora de harmonizar.

 

Harmonização

Como falamos anteriormente, os vinhos tintos da uva Pinot Noir são versáteis. Os grandes chefes costumam combiná-los com pratos da culinária francesa. Como é o caso do  presunto cozido e Boeuf (carne cozida lentamente com legumes no vinho). 

Mas os vinhos tintos da uva também são perfeitos para receitas à base de vegetais, risotos e salmão. Dessa forma, ele harmoniza com queijos, peixes mais gordurosos e molhos a base de funghi. 

No caso do champagne, seja rosé ou branco, pode ser servido com entradas frias. Ou ainda com risoto de camarões e tartar de salmão fresco ou defumado, por exemplo.

 

Pinot Noir Day

Agora que você entende sobre a uva e como harmonizar, vamos falar sobre o Pinot Noir Day. Comemorado mundialmente no dia 18 de agosto, o dia da uva Pinot Noir é especial para os apreciadores do bom vinho. 

Qual a origem da homenagem?

Acredita-se que tudo se originou em meados da década de 1980, nos EUA. No qual um grupo de donos restaurantes locais almejavam movimentar seus respectivos estabelecimentos. Sendo assim, eles criaram eventos dedicados a vinhos tradicionais. A ideia deu tão certo que ganhou espaço e mais investidores. Hoje, milhares amantes de vinho pelo mundo todo se reúnem em prol desta comemoração.

Como celebrar a data?

Vá até a Box 41 Vinhos e adquira uma excelente garrafa desse delicioso vinho. Em suma, é uma ótima oportunidade de levar para casa um rótulo repleto de personalidade. Além do sabor e aroma único! 

Aproveite para ampliar sua paleta e desfrutar da sua variedade favorita deste vinho escuro. Sendo assim, ao servir a bebida, que tal tirar uma foto e postar nas suas redes sociais com a haghtag #PinotNoirDay?! 

 

Dicas bônus: 

Nós somos apaixonados por Pinot Noir! Deste modo, preparamos algumas dicas para você poder usufruir melhor dessa bebida:

  • Armazene a garrafa em algum local arejado e com temperatura entre 15 e 18 graus; 
  • Sirva com a temperatura média em 14 graus;
  • Deixe o vinho respirar um pouco antes de servir; 
  • Na hora de servir não encha mais que a metade da taça;
  • Não aqueça, nem resfrie o vinho com procedimentos artificiais.

 

Gostou deste artigo? Então, nos siga nas nossas redes sociais! Pois sempre postamos várias novidades e celebramos as bebidas mais importantes do mundo todos os dias.


Comentários

Seja o primeiro a comentar isso!

Os comentários estão fechados.