Home » Sem categoria » 4 rótulos para harmonizar com gastronomia da Páscoa

Blog - Box 41 Vinhos

8
março
2021
Sem comentários.

4 rótulos para harmonizar com gastronomia da Páscoa

Páscoa, em especial a sexta-feira santa, é tempo de renovação e apreciar o peixe bacalhau 

 

Nesta época, o consumo de peixes, e em especial o bacalhau. Por isso, a mesa da páscoa pode ficar ainda mais elegante e saborosa com a correta combinação entre vinhos e pratos que serão servidos. Por exemplo, vinhos brancos e tintos de médio corpo combinam perfeitamente, levando em conta o modo de preparo e os acompanhamentos que serão servidos.

De sabor intenso, sua versatilidade conquista os amantes da gastronomia e, também, os enófilos, que sabem o quanto a parceria entre vinho e bacalhau é vantajosa ao paladar.

Desse modo, tradição de se comer bacalhau na páscoa é originada da Idade Média, com os judeus cristãos que faziam jejum de carnes vermelhas, durante um determinado período do ano, segundo a recomendação da Igreja. Aqui no Brasil ela se popularizou com a chegada da família real no país em 1808.

Para celebrar a páscoa e facilitar na hora planejar o cardápio, preparamos dicas preciosas para uma perfeita harmonização entre vinhos e bacalhau nesta data.

 

Dicas de harmonização:

Parece simples, mas é importante: a forma como o peixe vai ser preparado deve ser levado em conta. Devido aos sabores dominantes, as texturas e também as guarnições que vão acompanhar o bacalhau. Todos eles devem ser levados em conta na escolha do vinho que será servido. 

Sendo assim, para as receitas que contenham limão, laranja e especiarias que resgatam o lado fresco dos sabores do bacalhau, a sugestão é procurar harmonia com vinhos brancos jovens. Uma vez que eles são mais exóticos e exuberantes. Além de realçar a leveza dos ingredientes. 

Outra ótima opção é apostar em ceviche. Para tal, a recomendação é preferir rótulos frescos como Sauvingon Blanc´s jovens. Porquanto, apresenta acidez e vivacidade como elemento gustativo  principal. 

Já o jeito mais tradicional de preparo do bacalhau: ao forno. Em que o peixe fica com uma textura mais firme e é ideal com vinhos tintos, com taninos firmes e que apresentam suavidade das uvas Pinot Noir e Merlot ou ainda, um frutado.

 

Dica bônus:

O vinho mais tradicional para harmonizar com o bacalhau é o verde por se tratar de uma bebida mais leve e muito aromática, e, em sua grande maioria, feitos para serem provados ainda jovens. Ele combina perfeitamente com pratos como: Bolinho de bacalhau, salada de folhas com bacalhau, bacalhau à lagareiro, bacalhoada e salada de folhas com bacalhau.

4 rótulos para harmonizar na sexta-feira santa:

 

Vinho Mendraka Bizkaiko TxaKolina

Produzido no norte da Espanha, em um vinhedo orgânico de 5 hectares. O Bizkaiko TxaKolina é um vinho fresco, intenso, linear no paladar e com sabores de limão, granny smith apple e pedra molhada. Além de ser servido nos melhores restaurantes de San Sebastian e Bilbao onde tem a maior concentração de restaurantes com estrelas Michelin no mundo.

Seu amadurecimento acontece por 12 meses em barricas de carvalho francês. Segundamente, a fermentação ocorre em tonéis de aço inoxidável com rigoroso controle de temperatura. Um excelente e charmoso vinho branco, perfeito para harmonizar com massas com molho leve, antepastos, culinária japonesa e, é claro, peixes. Em especial o bacalhau!  Uma vez que ele apresentar corpo leve, aroma dominante de maçã, limão siciliano e erva-cidreira. Além de mineralidade média.

 

Vinho Trans Douro Tinto

Concentrado, maduro e com grande estrutura, este vinho tinto é um corte das típicas uvas durienses. Com Touriga Franca, Touriga Nacional, Tinta Barroca, Tinta Amarela e Tinta Roriz. Além de fermentação e estágio em cubas de cimento. Ideal para acompanhar carnes vermelhas, massas e pizzas.

Ele apresenta uma cor vermelho rubi única e produzido por Mateus Nicolau de Almeida. Que carrega simplicidade e tradição familiar de muitos anos no métier dos vinhos.

O equilíbrio e a bela estrutura de boca andam a par dos taninos perfeitamente polidos, ressaltando a boa textura sobre uma base de fruta negra a surgir no final longo e distinto.

 

Vinho Verde Muralhas de Monção Branco

Com aroma frutado e predominância das frutas pêssego e alperce, resultante da elevada percentagem de vinho da casta alvarinho. Sobretudo, com nuances de frutas tropicais e caráter floral. Resultante da elevada percentagem de vinho da casta alvarinho.

Na boca, apresenta sabor equilibrado, persistente, macio e seco, que harmoniza perfeitamente com bacalhau. Um toque especial é a fermentação  alcoólica tradicional em tanques de aço inoxidável.

 

Vinho Verde Adega de Monção Tinto

 

De aspecto rubi brilhante, com aroma ligeiramente vinoso e encorpado. Em que se nota a presença de frutos silvestres. Já na boca é notório um um bom equilíbrio entre os principais componentes (álcool, acidez, extrato seco), encorpado e macio.

Ademais, ele é ótimo para acompanhar pratos regionais, como cozido à portuguesa, lampreia, rojões, sardinha assada. Além de pratos à  base de carnes vermelhas.

 

Então que tal investir em um bom rótulo nessa  Páscoa? Entre no nosso site e aproveite!


Comentários

Seja o primeiro a comentar isso!

Os comentários estão fechados.