Home » Sem categoria » Enoturismo: Conheça as rotas de vinho do Paraná neste verão

Blog - Box 41 Vinhos

10
fevereiro
2021
Sem comentários.

Enoturismo: Conheça as rotas de vinho do Paraná neste verão

AO Paraná é o quarto maior produtor de vinhos do Brasil. Saiba mais sobre o enoturismo do estado. 

Verão é sinônimo de férias, viagens e de conhecer lugares novos. O enoturismo – que consiste no turismo voltado à atividade e tradição dos vinhos – é um ótimo passeio para os dias mais quentes do ano. Uma vez que, o Paraná é um dos maiores produtores de vinho do país, ficando atrás apenas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Vale do São Francisco, que fica localizado nos estados de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas, como aponta a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Com isso, nada melhor do que apreciar uma bela vista e, ainda, degustar de deliciosos vinhos e ótimos pratos para harmonizar e há poucas horas de casa. Por isso, nós separamos 4 roteiros nas regiões paranaenses voltados no enoturismo. 

 

1 – Caminho do vinho – Enoturismo da Região Metropolitana de Curitiba:

A rota mais conhecida do estado fica localizada na cidade de São José dos Pinhais e conta com mais de 30 propriedades rurais envolvidas. Bem como possui diversas atividades, como produção e comércio de vinhos, restaurantes, cafés coloniais, chácaras de eventos e lazer, pesque-pague, pousada, receptivo local, artesanato, entre outros. 

Tudo isso a apenas 5 km do Aeroporto Internacional Afonso Pena e a 26 km do Centro de Curitiba. Para circular pelo roteiro, é recomendado um veículo de passeio ou aproveitar a linha turismo com partidas aos fim de semana e feriados. 

Com efeito de administrar o roteiro foi criada a Associação Caminho do Vinho (Acavim). Com o propósito de  também de organizar os empreendimentos locais e preservar a identidade rural da região. Um pedaço da Itália” é o lema das colônias e famílias tradicionais da rota. No qual o roteiro consiste em preservar e valorizar patrimônio e produção histórico-cultural. Bem como o estímulo à preservação e conservação das casas históricas, qualidade dos produtos comercializados como o vinho, suco, graspa e licores, produtos coloniais (salames, queijos, compotas, bolachas, conservas, entre outros) e agrícolas.

Para mais informações basta acessar: http://www.caminhodovinho.tur.br/

2 – Rotas do vinho de Bituruna:

Localizada no centro sul do Paraná, a região é conhecida por suas montanhas, pinheirais, cachoeiras e belas paisagens. Biturana destaca-se pelo enoturismo e pela predominância de descendentes de imigrantes italianos, que trouxeram a tradição da produção de vinho e a culinária típica.

A Rota do Vinho é um excelente passeio em família. Já que os visitantes podem conhecer os parreirais e o processo de fabricação de vinhos e sucos. Ademais, é possível degustar produtos, participar de minicurso de harmonização e visitar o museu italiano da cidade. Ainda é possível conhecer instrumentos que os colonizadores usaram na produção quando chegaram à região, a fim de conservar a memória histórica da região.

Posteriormente, todas essas atrações, Biturana ainda conta com diversas festas como a Festa do vinho, com sua famosa polenta gigante, com a metragem marcando a idade do município! Sobretudo, o município ainda conta com a Festa da Uva, que é promovida anualmente no auge da colheita. Além da Festa da Erva Mate, que é um evento bienal, e  excelente opção de lazer com praça de alimentação. Além de shows e atividades em prol do desenvolvimento da cadeia produtiva da erva mate.

Marialva – capital da uva fina: 

Conhecida como capital da uva fina, Marialva transformou a vocação rural em atrativo turístico. Localizada no norte paranaense, os parreirais e as plantações fazem parte das mais belas paisagens locais. Além disso, logo na entrada, tem um monumento em forma de cacho de uva, com 20 metros de altura!

Marialva promove também o Caminhos da Uva. Ademais, o caminhante passa por dentro das propriedades rurais, conhece as parreiras e pode comprar produtos direto com os agricultores.

Quem visita as propriedades rurais encontra o mais puro sabor da uva, além do ar puro rural. Um verdadeiro mergulho no modo de vida no campo, ideal para toda família. Em suma, Marialva é perfeita para quem gosta de enoturismo rural, cicloturismo e vistas maravilhosas.

Mercado Municipal de Curitiba:

Com mais de 60 anos de história, em frente à Rodoferroviária de Curitiba, no centro da cidade. Um dos principais pontos turísticos e gastronômico da capital, que possui mais de 15 mil metros quadrados. Com o intuito de acomodar 362 unidades comerciais, entre boxes e bancas. Em que são comercializados temperos, especiarias, frutas, verduras, ervas medicinais, carnes, pescados, vinhos, queijos, embutidos e muitos outros produtos.  Conta também com o pioneiro setor de orgânicos.

Portanto,  se você procura sabores regionais e de outras partes do mundo, provavelmente vai encontrá-los no Mercado Municipal de Curitiba. Pois o espaço possui até mesmo um pet shop e uma ampla praça de alimentação. 

O Mercado ainda conta com a melhor escolha para os enófilos: o Box 41 Vinhos. Uma vez que a loja é referência na cidade e oferece mais de 1.100 rótulos, entre importados, nacionais e regionais. Como, os rótulos de Quatro Barras:  

Ou ainda, de Campo Largo:

Das clássicas regiões até os tipos mais modernos, busca-se sempre novidades para os clientes. Dessa forma, a loja conta com uma equipe especializada com conhecimentos adquiridos ao longo de anos de estudos. Isso se somam à atenção pelas novidades do mercado. Assim, o atendimento diferenciado, indicar os melhores rótulos e dicas de harmonizações!  

Que tal passar hoje no Mercado Municipal de Curitiba para garantir os melhores ingredientes para a sua refeição e harmonizá-la com os vinhos da nossa loja? Fica no centro de Curitiba, na Avenida Sete de Setembro, 1865. Faça a sua visita!


Comentários

Seja o primeiro a comentar isso!

Os comentários estão fechados.