Home » vinho » Dicas para Ceia de Natal

Blog - Box 41 Vinhos

13
dezembro
2019
Sem comentários.

Dicas para Ceia de Natal

Os vinhos que mais combinam com os tradicionais pratos da ceia de natal

Sempre repletas de boas comidas e muita fartura, a ceia de natal é o momento mais esperado pela família na virada para o dia 25 de dezembro, e é claro que ela deve vir acompanhada de bons vinhos!

É uma responsabilidade muito grande preparar todo o menu para a ceia natalina. Normalmente, as famílias apostam nos pratos mais típicos e a pergunta que fica é como fazer uma boa harmonização de vinho com as tradicionais comidas de natal? Em meio a tantas opções é importante pesquisar bem antes de comprar as bebidas. Confira quais vinhos e espumantes que melhor harmonizam para esta data comemorativa:

Frutos secos

As nozes, castanhas, amêndoas e avelãs são a cara, gosto e cheiro de um natal delicioso! Esses frutos normalmente são servidos antes das refeições principais, além de serem bem calóricos, sendo assim, eles podem ser acompanhados de um bom espumante brut.

Carnes de porco

Pernil, tender e outras carnes de porco são pratos bem comuns na noite de Natal. A harmonização vai de acordo com o molho que acompanha. Por exemplo, caso o molho seja mais adocicado como calda de abacaxi ou agridoce a base de shoyu, uma boa pedida é o vinho branco de uva Riesling ou Gewurztraminer.

Outra dica para acompanhar a carne suína é a uva tipo Chardonnay, por se tratar de um vinho mais encorpado, uma vez que a carne de porco possui grande concentração de gordura. Os espumantes brut também são ótimos para limpar essa gordura, devido a acidez elevada das bebidas.

Bacalhau

Presente na época da Páscoa, o bacalhau também ganha espaço no Natal. Uma boa alternativa para quem quer fugir da carne vermelha ou suína, é o bacalhau. Pode ser acompanhado de diversos tipos de vinho. O que vai determinar qual bebida harmoniza mais é o modo de preparo, por exemplo, o bacalhau regado a bastante azeite fica bem com um Chardonay, a fim de equivaler a intensidade do prato.

Vinhos portugueses de forma geral são ótimos acompanhantes desse tipo de peixe (http://box41vinhos.com.br/pais/portugal/) e não apenas os vinhos brancos, como é de costume quando se trata de bacalhau. Em Portugal o vinho tinto com bacalhau é bem tradicional.

Aves (chester, peru e outros)

O peru recheado é um dos queridinhos da ceia natalina, por vezes, ele é substituído por receitas como frango e chester. Para harmonizar como esse tipo de prato o espumante brut branco ou rosé não tem erro! Aposte nas bebidas secas. Mais uma vez, o Chardonnay é uma boa pedida, mas pode ser substituída pelas uvas Sauvignon Blanc ou Viognier. Para quem não dispensa um bom vinho tinto, as melhores opções são aqueles de corpo mais leve. Como o Pinot Noir.

Salpicão

Ótimo para acompanhar com espumante brut de preferência branco ou um vinho de vinho branco, com acidez mais elevada e de uvas como Riesling, Pinot Grigio e Sauvignon Blanc. Muito comuns na harmonização com comida japonesa. O salpicão combina com bebidas brancas uma vez que em sua receita levam inúmeros ingredientes de gosto mais forte. Como: frango, legumes, pimentão, passas, creme de leite e, em alguns casos, frutas. Outro exemplo de prato que leva muitos ingredientes e que acompanha com esse tipo de bebida é o cuscuz. Para este prato, um espumante brut branco também cai muito bem.

Panetone e chocotone

Com tantos atrativos para o panetone, por que não saboreá-lo ao lado de uma boa taça de vinho? O panetone com frutas cristalizadas pode ser acompanhado por um espumante brut. Já os chocotones, por conta da doçura ficam melhores com vinhos do Porto ou Madeira.

Sobremesas (rabanada)

 Vinhos doces sempre vão bem com sobremesas! Para a rabanada, por exemplo, opte por espumantes que contém alto nível de açúcar, ou seja, aqueles que são catalogados como Dulce, ou então, Doux. Sendo assim, os sabores da sobremesa e da bebida não irão contrastar, deixando um paladar mais agradável.

A uva moscatel é sempre muito bem utilizada com as sobremesas natalinas, aposte em espumantes com essa uva! É claro que existem outros vinhos que igualmente cumprem o papel de harmonizar com os pratos doces como vinhos do Porto, Madeira, Jerez, entre outros.

 

Para todos os pratos natalinos, tradicionais ou não, o Box 41 Vinhos possui os mais variados tipos de vinhos e espumantes, confira no nosso site! Que seu Natal seja repleto de muita paz e felicidade, é o que nossa equipe lhe deseja!


Comentários

Seja o primeiro a comentar isso!

Os comentários estão fechados.