Home » champagne » Champanhe: Um brinde ao Dia Mundial dessa bebida!

Blog - Box 41 Vinhos

28
outubro
2020
Sem comentários.

Champanhe: Um brinde ao Dia Mundial dessa bebida!

28 de outubro é o Dia Mundial do Champanhe!

No dia de hoje, uma série de eventos em todo o mundo acontecerá para celebrar o  Dia Mundial do Champanhe. Já é tradição aqui no blog da Box 41 Vinhos fazermos post para festejar as datas comemorativas em torno dos vinhos. 

Festa e Champanhe sempre estão juntos! Não resta dúvida: É a bebida mais escolhida em comemorações, em especial as de final de ano, como Natal e Ano Novo. Sendo conhecida por ser dourada, cheia de bolhas e possuir muito charme. 

Sendo assim, estima-se que, são produzidas cerca de 260 milhões de garrafas por ano! Sendo, quase metade delas consumidas durante a virada.

 

Champanhe é sinônimo de tradição

Esse costume da virada de ano é celebrado há séculos. Pois durante a aristocracia européia, momentos especiais eram acompanhados de espumantes. Assim como no alto escalão da sociedade romana. Registros mostram que o espumante foi criado por volta do século XVI. 

 

Se é Champanhe é francês

É comum a confusão entre Espumante e Champanhe. Contudo, as duas bebidas são similares, o que as diferencia é o local de produção. Os Champanhes são desenvolvidos na região que leva o mesmo nome, que fica ao norte da França

Por isso, somente se pode chamar de Champanhe a bebida feita com uvas com da região de Champanhe. Onde crescem três variedades – Pinot Noir, Pinot Meunier e Chardonnay -, e seguindo o método tradicional de fermentação dupla, o “método champenoise”.

Na primeira fermentação, as uvas apresentam muito açúcar. Sendo assim, o dióxido de carbono pode escapar. Por isso é necessário a segunda. Na qual os produtores adicionam açúcar e levedura (uma espécie de fungo microscópico) à bebida. Em seguida, a garrafa é selada com uma rolha especial. 

 

Borbulhas 

Pasme! Acredita-se que há mais de sete milhões de bolhas em cada garrafa. Sendo um milhão em cada taça! Essas bolhas são chamadas tecnicamente de perlage. Elas são o resultado da levedura, que precisa do açúcar para sobreviver e, quando o consome, libera um gás: o dióxido de carbono.

Sendo assim, a levedura transforma o açúcar em álcool por meio do processo de fermentação. No caso do Champanhe essa fermentação acontece em duas etapas. Como já explicamos acima.

  

Dia Mundial do Champanhe

Existem outras datas que os fãs da bebida comemoram como o Dia do Champanhe. Mas o Gabinete de Comunicação de Champanhe, um órgão regulatório do espumante, conferiu o 28 de outubro como Dia Mundial do Champanhe, a fim de reunir todas as demais datas.

“O Gabinete de Comunicação espera que haja uma explosão de celebrações por todo o mundo”. Ou seja, é uma ótima oportunidade para comemorar! A organização passou ainda algumas dicas para ninguém deixar o dia passar em branco:

  1. Diversas regiões ao redor do mundo fazem eventos de degustações. Aproveite para conhecer e experimentar mais dessa bebida;
  2. Harmonize! Você pode fazer um prato delicioso que combina com taça bem servida de Champanhe. Não precisa ser uma receita cara ou difícil, que tal morangos cobertos com chocolate?
  3. Poste sua experiência nas redes sociais e ajude a levar o #ChampagneDay aos trend topics do Twitter! 

 

Como servir o Champanhe e qual a taça mais apropriada para isso?

Agora que você já sabe quais as características de um bom Champanhe e como pode comemorar a data, está na hora de você aprender a como servir uma taça da bebida. 

Temos um post completo aqui no blog sobre como comprar, reservar, abrir e consumir um Champanhe. Você pode conferir mais por lá! Porém, para resumir: Na hora de abrir, tenha cuidado com a cápsula protetora e a rolha. Por esse motivo, segure firme com o polegar para que ela não solte. Além disso não se esqueça de conferir se o local que você vai abrir a garrafa está livre de objetos e longe das pessoas. Sendo assim, o correto é que o estouro seja delicado, quanto menos barulho, melhor. Isso quer dizer que pouco gás foi perdido durante o processo.

Assim como temos uma postagem que detalha a estrutura das taças e os tipos adequados para o consumo de Champanhe e outros espumantes. As mais conhecidas são a coupe, a flûte, a tulipa e a vintage. Confira a diferença de cada uma delas no nosso post.

 

Receita bônus!

Nada melhor que uma sobremesa deliciosa com base de Champagne para comemorar essa data. Então corre para a 41 Box Vinhos para adquirir um rótulo da bebida e fazer essa deliciosa receita. Mas antes, você pode dar uma olhada neste post com várias opções!

Mousse de Champagne

 

Ingredientes

4 gemas

¾ xícaras de chá de açúcar refinado

¾ xícaras de chá de espumante Moscatel + 3 colheres (sopa) para hidratar a gelatina

1 colher de chá de gelatina em pó sem sabor

300ml de creme de leite

Modo de preparo

1 – Antes de mais nada gele as gemas por aproximadamente 4 horas. 

2 – Em seguida, em um refratário médio, misture bem essas gemas com 1/4 xícara (chá) de açúcar.

3 –  Posteriormente adicione 3/4 xícara de espumante à mistura e bata até ficar bem incorporado.

4 – Além disso, em fogo baixo, cozinhe a mistura, mexendo constantemente. Não deixe ferver. Portanto, fique atento a temperatura, que não deve passar de 80°C. 

5 – Nesse sentido uma espuma irá se formar. Mantenha no fogo até engrossar, ganhar volume e a espuma diminuir.

6 – Em seguida retire do fogo e bata com a ajuda de um fouet por cerca de 2 minutos. Reserve.
7 – Ademais a gelatina com 3 colheres de sopa de espumante. Reserve.

8 – Logo depois bata o creme de leite e 1/2 xícara (chá) de açúcar restante até que fique em ponto chantili. Reserve.

9 – Em conclusão, com o chantili no ponto, junte com a mistura dos ovos e a gelatina hidratada. Logo após, misture lentamente até obter um creme uniforme.
10 – Por fim, despeje em taças de sobremesa e leve para gelar por 4 horas.

*Decore com suspiro e frutas vermelhas, dará um charme a mais.

Além de agradável ao paladar e aos olhos e refrescante, esse mousse é super fácil de fazer! Levando em torno de 30 minutos para ficar pronta e ser levada a geladeira. E o melhor, serve até 6 pessoas!

 

Ficou interessado em receitas que harmonizam com Champanhe e outros vinhos? Aqui no nosso blog nós sempre trazemos pratos para você experimentar!


Comentários

Seja o primeiro a comentar isso!

Os comentários estão fechados.