Home » vinho » Como harmonizar vinhos e sobremesas?

Blog - Box 41 Vinhos

31
dezembro
2018
Sem comentários.

Como harmonizar vinhos e sobremesas?

Como harmonizar vinhos e sobremesas?

O vinho pode equilibrar os sabores e tornar a experiência ainda mais agradável.

Siga as dicas abaixo e aprenda a valorizar as suas sobremesas preferidas com os rótulos mais adequados!

É difícil resistir a um docinho após uma boa refeição, não é mesmo? Mas esta experiência pode ficar ainda mais completa ao lado de uma taça de vinho. Aprender a harmonizar vinhos e sobremesas pode se tornar um momento memorável, em que sabores e aromas marcantes se encontram para formar uma composição única no paladar.

Regras básicas para harmonizar os sabores

Buscar a harmonia, sem que um sabor se sobreponha ao outro, é essencial quando o assunto é vinhos e sobremesas. Procure no prato e no rótulo escolhidos os componentes semelhantes, complementares. No caso de receitas muito açucaradas, como as que levam doce de leite, os que podem contrastar e valorizar o sabor.

Se a sobremesa é mais pesada, escolha vinhos fortes e encorpados. Se for mais refrescante, harmonize com os mais leves. Para não errar na escolha, você deve ter em mente que a doçura do vinho deve ser igual ou superior a da sobremesa. Dessa forma, as papilas gustativas não adormecem e você não corre o risco de não sentir os sabores. Outra regra importante é servir vinhos doces sempre gelados, para que não fiquem enjoativos.

Sobremesas com frutas

Os doces com frutas são boas pedidas para quem prefere receitas com menos açúcar. Saladas de frutas, tortas de maçã, strudel e cheesecakes vão bem com vinhos leves e suaves. Assim as notas frutadas realçam com as da bebida. Aromas cítricos também casam com o sabor delicado das frutas.

Boas combinações são os vinhos do tipo Sauternes.

E para as frutas secas?

Para os doces árabes, tortas de nozes, bolos com frutas secas, slufê de frutas secas e macarons, invista em garrafas envelhecidas. Vinhos brancos doces com mais de 10 anos ou os do Porto, como o Tawny, são ótimas opções.

Sobremesas com chocolate

Rótulos mais fortes, tânicos e de aromas marcantes são ideais para acompanhar o forte sabor e alto nível de gordura do chocolate. Brownies, brigadeiros, trufas, bolos, cupcakes e mousses de chocolate ficam ainda melhores com o Vinho do Porto Ruby.

Só evite combinar este tipo de sobremesa com os vinhos brancos, pois a leveza que carregam pode fazer com que passem despercebidos ao serem degustados com esses pratos.

Sobremesas que levam leite e ovos

Os vinhos brancos são ideias para acompanhar pudins, manjares e cremes brûlées. Eles não conflitam com a delicadeza que estas sobremesas têm. Para compor a harmonização, vinhos de uvas colhidas tardiamente são boas pedidas, como o Riesling, Sauvignon Blanc, Gewürztraminer, Sémillon e o Furmint.

Sobremesas com doce de leite

Receitas que levam doce de leite costumam ter alta concentração de açúcar. Ao harmonizar com vinhos, opte por aqueles que possam enfrentar essa forte característica. Uma forma de deixá-los menos enjoativos é balancear com os rótulos que possuem bastante acidez.

Alfajores, churros e doce de leite com queijo pedem vinhos brancos, como o Vinho do Porto Ceremony Branco Seco. Vinhos tipo Sauternes e o Tokaji também são excelentes pedidas para acompanhar os doces.

Sobremesas com café

Pratos com café na composição harmonizam com vinhos que remetam ao seu sabor. Tipos mais licorosos, um pouco oxidados e de gosto envelhecidos, como o vinho Marsala, vai bem com frapuccinos, affogatos, fordant de café e tiramisu.

Vinhos também são bons ingredientes para a sobremesa.

Mostramos diversas possibilidades para você harmonizar vinhos e sobremesas, mas que tal elevar ainda mais as suas opções e combiná-los em uma única receita?

Sobremesas com Vinho do Porto

O mais conhecido entre os fortificados, o Vinho do Porto é, em sua maioria, doce. No mercado, é possível encontrar uma gama de vinhos do gênero, com diferenças no aroma e sabor. Dividem-se, em geral, entre o branco, rosé e os tintos Ruby e Tawny.

Os tintos, devido a suas características, pode ser acrescentado a receitas com chocolate, como os brownies e as trufas, para proporcionar um toque de sofisticação ao sabor tradicional dos pratos.

Doces com vinho tinto

Produzidos por meio da fermentação do suco, os vinhos tintos são os mais consumidos no Brasil. Syrah, Malbec e Cabernet Sauvignon estão entre as uvas mais apreciadas.

Encorpados e com muito tanino, são muito utilizados na gastronomia como base para molhos de carnes. Na versão doce podem conferir um sabor único a sobremesas com caldas de frutas vermelhas, como a Panna Cotta, por exemplo.

Gostou das nossas dicas de harmonização? Qual é a sua combinação preferida? Não deixe de comentar!


Comentários

Seja o primeiro a comentar isso!

Os comentários estão fechados.