Curitiba – A capital paranaense completa 327 anos no próximo dia 29 e essa data tão especial deve ser acompanhada de um bom vinho.
História de Curitiba
Talvez você não saiba, mas o Paraná, em especial a região próxima a Curitiba, é o quarto maior produtor de uvas e vinho de todo o Brasil. O Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) identifica 21 grandes regiões produtoras de vinhos no Brasil, sendo três delas no estado do Paraná.
A produção de vinho é forte no estado, com bebidas bastante aromatizadas. O colonial é o mais tradicional e vendido entre as produtoras. Obtido a partir de variedades de uvas americanas híbridas, vindas do Rio Grande do Sul e do próprio Paraná.
Primeira Vinicultura
A primeira vinicultura que se tem registro em nossas terras é datada de 1557, com a fundação de Ciudad Real del Guayrá pelos padres jesuítas espanhóis. As uvas eram originadas da capital da Argentina, Buenos Aires, e serviam para a produção de vinho para a missa. Essa fase encerrou-se com a destruição das Missões Jesuíticas pelos bandeirantes portugueses.
Descendo a serra, a vinicultura no estado foi retomada em 1852 com a criação da Colônia do Superagui, no litoral paranaense. Na qual, colonos europeus, vindos especialmente da Suíça e França, mas também alemães e italianos trouxeram uvas vitis viniferas. Vinte anos depois da fundação, a colônia já contava com 6 cantinas. Hoje a ilha de Superagui é uma reserva ecológica declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco.
Parabéns Curitiba!
29 de março de 1693
O capitão-povoador Matheus Martins Leme fundava a Vila de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, que deu origem a Curitiba. A cidade recebeu esse nome pois em Guarani, língua de uma das tribos indígenas mais importantes do local, Curitiba significa “grande quantidade de pinheiros, pinheiral”.
Nos primórdios, as terras onde hoje está Curitiba apresentavam grande quantidade de Araucaria angustifolia, o pinheiro-do-Paraná. A árvore adulta tem a forma de uma taça! Deve ser por isso que a cidade é tão tradicional quando o assunto é o vinho!
Vinho e a grande Curitiba
A região de Curitiba, que engloba a metropolitana, com municípios como Colombo, São José dos Pinhais e Campo Largo, é uma localidade que tem como origem a colonização italiana. Com isso, Curitiba é reconhecida por ser tradicional na produção de vinhos de mesa. Em especial vinhos à base de uva do tipo Bordô. O cultivo desse tipo de uva, localmente denominada Terci, foi a base da produção, que originou o vinho típico regional. Elaborado em pequenas vinícolas familiares.
A importância da região como produtora de uva e vinho foi reconhecida pelo Ministério da Agricultura. Que na década de 1940 criou uma Estação Experimental de Viticultura e Enologia no município de Campo Largo, para dar suporte técnico à vitivinicultura local.
Atualmente
Atualmente a capital paranaense conta com o apoio de um programa de turismo e gastronomia regional ancorado na vitivinicultura. Os roteiros turísticos, como o Circuito Italiano de Turismo Rural e o Caminhos do Vinho, nos municípios de Colombo e São José dos Pinhais, alavancam a comercialização dos produtos das vinícolas. Uma tendência dos produtores curitibanos é o associativismo. Se apresenta como um alternativa interessante para potencializar e consolidar a produção da bebida na região. Uma vez que os produtores, quando se unem ficam mais fortes.
Ainda na cidade, na Colônia Antônio Rebouças, foi construido um Monumento Histórico Comemorativo a Emigração Italiana, na qual conta sobre a relação do país e os emigrantes com a estruturação de vinho na cidade.
Mercado Municipal de Curitiba
Outro ponto da cidade que respira boa gastronomia e tradição é o Mercado Municipal de Curitiba. Fundado em 1958, e é o principal e mais tradicional endereço para compras da cidade. Nele encontra-se as bancas de hortigranjeiros, lojas de delicatessens e setor orgânico, além de é claro, o vinho!
O Box 41 Vinhos é especialista em vinhos e é referência em Curitiba para os amantes da bebida. A loja conta com mais de mil rótulos!
Norte e nordeste do Paraná
Municípios como Londrina, Marialva, Maringá e Rolândia. Que compõem a região norte e nordeste do estado também merece destaque na produção da bebida. As uvas que mais predominam são as finas de mesa. Porém, nos últimos anos, tem havido diversificação da produção, com a introdução da uva tipo Niágara Rosada, para o consumo in natura, e também de uvas americanas para a elaboração de sucos e de vinhos de mesa.
Nós do BOX 41 Vinhos parabenizamos a todos os curitibanos, nascidos aqui, ou que escolheram a capital como lar! Nos siga nas nossas redes sociais. Assim podemos estar cada vez mais próximos de cada piá e guria dessa cidade 😉
Comentários
Os comentários estão fechados.