Vinho e chocolate são bons sozinhos, mas combiná-los pode deixar tudo ainda mais interessante. Quer saber como você pode harmonizar da melhor forma? Confira em nossa matéria!
A Páscoa, uma das datas mais esperadas do ano, se aproxima, e, com ela, vem o chocolate. Para os enófilos também se torna a época de combinar esta deliciosa iguaria com vinhos. Por mais que a textura, doçura e sabor característicos façam com que o chocolate não seja tão fácil de harmonizar, saber equilibrar é o segredo para ter a melhor experiência. Porém, como fazer isso da melhor maneira? Abaixo, explicamos tudo o que você precisa saber para aproveitar essa interessante combinação.
Além de ser uma combinação saborosa, vinho e chocolate também faz muito bem à saúde! Uma pesquisa realizada na Northumbria University, na Inglaterra, mostrou que os polifenóis presentes nos dois elementos ajudam a dilatar as veias, contribuindo para o aumento da oxigenação do cérebro. O aumento do fluxo sanguíneo na região eleva as concentrações de açúcares e oxigênio, o que torna as conexões neurais mais rápidas e efetivas.
A uva e o cacau podem também reduzir a toxidade do glutamato, aminoácido que atua como neurotransmissor e que está relacionado ao Alzheimer. Pesquisadores da Universidade Johns Hopkins, dos Estados Unidos, indicaram ainda que o resveratrol presente no vinho e no chocolate ajudam a proteger contra o acidente vascular cerebral (AVC). Mais motivos para investir nessa dupla, não é mesmo?
Uma regra muito importante da harmonização é combinar elementos que apresentem pesos semelhantes. Ou seja, uma carne mais pesada pede vinhos tintos mais encorpados, enquanto uma carne mais leve vai bem com vinhos brancos. Da mesma forma, o vinho a atuar em harmonia com o chocolate deverá fazer frente à força e doçura do cacau.
Por isso, o ideal é que o vinho seja tão doce quanto o chocolate, ou até mais, já que o doce do cacau eleva a acidez do vinho. Caso o vinho já apresente acidez, o sabor pode se tornar desagradável ao paladar.
O chocolate ao leite é mais cremoso e menos doce que o chocolate branco, o que faz com que ele harmonize bem com boa parte dos vinhos. A melhor combinação, porém, é com o vinho do Porto. A doçura e os sabores de frutas vermelhas, quando combinados com o chocolate, conferem uma boa experiência.
Especialistas recomendam também que a delícia seja provada com vinhos tintos leves, como os das uvas Pinot Noir, ou que apresentam corpo médio, como o Merlot e o Carmenère. Outras harmonizações interessantes se dão com os vinhos tintos de colheita tardia, cujas uvas permanecem mais tempo na videira.
Os amargos possuem, em geral, mais de 70% de cacau. Seus polifenóis duplicam em contato com o vinho e, devido a essa característica, o melhor é optar por tintos secos sem passagem por madeira. Como, por exemplo, os Merlots jovens.
Caso o percentual seja maior, vá de Cabernet e Merlot, que possuem passagens por madeira. O vinho do Porto também se torna uma boa opção, já que suas especiarias vão bem com elevadas porcentagens de cacau.
Vinhos mais encorpados, de sabores intensos e taninos densos são os melhores com este tipo de chocolate. Chocolates com 50% de cacau podem ser servidos com Cabernet Sauvignon, Malbec e Zinfandel. Shiraz, Merlot e Pinot Noir também são boas pedidas.
O chocolate branco não contém cacau, mas a manteiga do fruto. Sua composição também leva baunilha. Por isso, o ideal é que sejam acompanhados pelos vinhos brancos ou tintos mais doces. Os sommeliers recomendam que sejam escolhidos rótulos com fermentação malolática. Isso porque ajudam a equilibrar o doce e dão um toque amanteigado.
As borbulhas e acidez do espumante moscatel são ideais para a harmonização com os chocolates branco. Também os que possuem recheio de frutas cítricas. Outro vinho recomendado é o Pinot Noir. Com a gordura deste tipo de chocolate, os sabores das cerejas vermelhas, morangos e framboesas são acentuados.
O Ice Wine, que utiliza, em geral, Cabernet Franc e Riesling, terá suas notas de abacaxi, torta de limão e laranjas cristalizadas valorizadas com essa combinação. Na dúvida, aposte também no sofisticado sabor do Porto Rosé.
Falamos das combinações mais recomendadas pelos especialistas, mas fica uma dúvida: é possível harmonizar com tinto seco? É difícil, mas não impossível! Se você não abre mão dele, aposte nos que possuem mais açúcar residual, em harmonização com os chocolates amargos. O Malbec, com 10 a 60 gramas de açúcar por litro, é uma boa pedida.
Agora que você já conheceu os melhores vinhos para cada tipo de chocolate, queremos saber: qual é o seu preferido? Quais serão suas apostas para a Páscoa? Deixe o seu comentário!
41 3264-4343
Avenida Sete de Setembro, 1865, Curitiba Paraná
box41@box41vinhos.com.br
Comentários
Os comentários estão fechados.