Home » Data comemorativa » A Rainha das Uvas: Dia mundial da Cabernet Sauvignon

Blog - Box 41 Vinhos

29
agosto
2021
Sem comentários.

A Rainha das Uvas: Dia mundial da Cabernet Sauvignon

Lembra quando falamos sobre vinho e saúde? Com quantidade suficiente de resveratrol, chegou a hora de você conhecer a rainha das uvas e também a homenageada do mês. Uma das mais cultivadas no mundo, a Cabernet Sauvignon é conhecida, antes de mais nada, por sua casca grossa e também pela forte presença de taninos – que podem variar dependendo da maneira na qual a uva for cultivada.

Primeiramente, é bom deixar claro: cada terroir, ou melhor dizendo, cada extensão de terra cultivada possui uma história, características específicas do solo, variações climáticas, enfim, geografias particulares que diversificam o potencial da uva cabernet sauvignon na hora de elaborar o vinho. Em locais mais quentes, por exemplo, os taninos tornam-se macios, concentrados e alcoólicos. Já em lugares de baixa temperatura, é destaque o aroma de frutas vermelhas e uma bebida um tanto menos encorpada.

Diretamente da França

Foi no século XVIII, quando a praga filoxera fez com que os vinhedos franceses fossem replantados, que a cabernet sauvignon ganhou as taças e as plantações ao redor do mundo. Adequada para solos rochosos e mais pobres, a uva é altamente resistente quando falamos sobre grãos. Nesse sentido, a partir da casca espessa e escura, a planta resiste aos verões chuvosos e outonos frios. Portanto, passa a ser uma das últimas uvas a ser colhida nos vinhedos.

Hora da colheita

Aromas, taninos, cores e direcionamento da uva cabernet sauvignon dependem, principalmente, de uma escolha: a colheita antes ou no ponto ideal da maturação.

Antes da maturação: o vinho pode trazer aromas característicos do pimentão verde e até de azeitonas. Contudo, a escolha pode ser essa quando a ideia é reter a acidez e encaminhar a cabernet sauvignon para a produção de vinho rosé ou de espumantes. O consumo, nesse caso, pode ser feito com a bebida ainda jovem.

Ponto ideal da maturação: as uvas apresentam boa estrutura, fazendo com que o vinho cabernet sauvignon tenha aromas marcantes de frutas vermelhas e escuras. Aqui, os taninos estão mais suaves e aproveitam a passagem do tempo. Portanto, a bebida nem sempre é produzida para um consumo imediato, já que a uva tem amadurecimento lento.

Enfim, chegou o momento em que nós recomendamos três rótulos a você. Agora que já aprendeu um pouco sobre a homenageada do dia, pode escolher a Cabernet Sauvignon que se adequa ao seu paladar:

01. Stilus Cabernet Sauvignon
*Disponível em nossa loja física

Com teor alcoólico de 12,5%, o vinho possui características que remetem às nuances do solo chileno. Apresenta cor profunda vermelho cereja e tem aromas com notas de cassis. Na boca, apresenta taninos suaves e frutados. Entretanto, sua acidez segue alta e, dessa forma, o cabernet sauvignon se mantém encorpado.
Harmoniza com: carne de vaca, cordeiro, carne de caça e aves.

02. Coastal Estates BV Cabernet Sauvignon
*Disponível em nossa loja física

Cultivadas na Costa Central californiana, no distrito de Lodi, estas uvas cabernet sauvignon recebem frescas brisas marinhas durante o fim de tarde e noite. Na boca, o vinho possui taninos equilibrados e persistente. Similarmente, apresenta corpo médio e graduação alcoólica de 13%. Bem como frutas vermelhas, também pode apresentar aroma de melão, eucalipto, menta, pimentão, cedro e moca.
Harmonização: Pratos à base de carnes vermelhas, carnes de caça e massas com molhos escuros e intensos. Da mesma forma, é adequado para queijos de massa semi-dura e dura.

03. Vinho Tucumen Cabernet Sauvignon

Elaborado em Mendoza, na Argentina, o Cabernet Sauvignon tem coloração vermelho escuro. Bem como, possui taninos suaves e é bem encorpado. Com graduação alcoólica de 13,5%, seus aromas apresentam blackberries, cereja, pimenta preta, canela, baunilha e até um toque de menta.
Harmonização: Carnes vermelhas, cordeiro, guisado e pratos com temperos mais fortes.

 

E aí, com qual deles você vai comemorar o #CabernetDay?


Comentários

Seja o primeiro a comentar isso!

Os comentários estão fechados.