Conhecido no mundo dos enófilos, o terroir é uma termo de origem francesa que significa “solo”. Porém, abrange bem mais do que isso. Em resumo, é uma junção de vários fatores, em especial o solo e o micro-clima particular. Além da relação que ambos podem influenciar o vinho que será produzido a partir dela. No qual, concebe o nascimento de um tipo de uva, que resulta em qualidade, tipicidade e identidade na concepção de um grande vinho.
Em suma, os rótulos que carregam terroir são reconhecidos pela sua qualidade. Uma vez que apresenta especificidade e tradição – como localidades específicas que produzem vinhos únicos, inimitáveis, que só serão obtidos ali devido a convergências de fatores geográficos, climáticos, históricos e culturais concentrados na região.
Terroir de inverno e a dupla poda
Terroir segue interações entre o ambiente biológico e o físico, associados a práticas enológicas. Envolvendo clima, temperatura, topografia, cultura entre outros. Ou seja, trata-se de uma relação próxima entre o solo, o nascimento e cultivo de um tipo de uva, que resulta em qualidade, tipicidade de vinho e identidade.
Para isso é realizada a técnica dupla poda, que altera o ciclo natural da planta, desviando o período de maturação da uva para o inverno. Resumidamente, a dupla poda consiste no primeiro corte dos galhos da videira, no inverno, para formação de ramos. Já entre os meses de janeiro ou fevereiro é destinado poda verde, em que se retira o excesso de folhas e cachos. Assim, esse ciclo invertido proporciona condições ideais de clima, com dias ensolarados e secos, seguidos de noites frias, tipicas do inverno para a produção de uvas maduras e sadias.
Destacamos nesta postagem seis incríveis rótulos para você aproveitar neste inverno.
Esse rótulo é brasileiro e produzido no sul de Minas Gerais. Sua elegância se dá pela elaboração exclusiva com uvas Cabernet Sauvignon de altitude colhidas no inverno. Ademais, o vinho amadureceu por 12 meses em barricas de carvalho francês. Ele se apresenta como um vinho encorpado com bom potencial de guarda, de cor límpida, intensa e atraente.
O tempo de envelhecimento combina complexidade e elegância, impressiona pela boa estrutura e taninos equilibrados, sabor marcante e grande persistência de boca. Logo, ele harmoniza com risotos, carnes assadas, feijão tropeiro, costelinha suína e frango ao molho pardo.
Uma das vinícolas com mais prestígios e destaque no país, a Vinícola Guaspari foi fundada em 2001. A identidade da família de espírito inovador está intrínseca na produção em Espírito Santo do Pinhal. Inclusive, uma região tradicionalmente cafeeira, mas que mostrou potencial para a viticultura. As primeiras videiras foram plantadas em 2006 e o primeiro vinho foi lançado em 2008. Desde então, a Vinícola Guaspari vem transformando o cenário vitivinícola brasileiro, ganhando reconhecimento tanto no Brasil, quanto no exterior.
Elaborado com a uva Syrah, é um vinho tinto brasileiro de boa estrutura, com taninos redondos e maduros, apresentando um final longo e persistente. Primeiramente, é um rótulo de coloração rubi intensa. Além de se revelar no nariz, aromas de frutas vermelhas maduras, como ameixa, notas de especiarias, como cravo-da-índia, além de toques de chocolate. Opte em degustá-lo com aperitivos , queijos leves e com carnes mais leves. Além de comidas asiáticas.
Representando o rosé, esse rótulo expressa elegância. Sobretudo, é marcado pela excelente acidez, que lhe confere corpo maciez e delicadeza. Em suma, apresenta uma coloração rosa claro, com intenso frescor, salientando notas de frutas vermelhas. Utilizando uva 100% Syrah, produzida no vinhedo Vista da Mata, em São Paulo. Combina perfeitamente com massas com molho branco e aves. Além de carnes brancas, peixes e frutos do mar.
Já esse rótulo, que também é assinado pela Vinícola Guaspari, retrata o melhor de um bom vinho branco. Elaborado com a uva Sauvignon Blanc, de coloração limão leve, no nariz revela um bouquet aromático intenso. No qual destacam-se aromas de frutas tropicais, como maracujá e abacaxi, além de toques de frutas cítricas. Ademais, esse vinho branco apresenta acidez marcante, corpo leve e um final longo e refrescante. Um ótimo companheiro para peixes brancos, sushi, sashimi e queijos de massa branca, como Brie.
Um magnífico blend de Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc que amadurece por 19 meses em carvalho. É elegante, encorpado e estruturado. Logo que denotam taninos potentes e acidez elevada, o que garante grande potencial de envelhecimento. Com aromas lembram frutas negras, especiarias, pimenta preta e café torrado. Harmoniza com massas à base de ragu de carne (ossobuco) e à base de queijo, carnes vermelhas e queijos de boa maturação.
Este último rótulo foi maturado 17 meses em barricas de carvalho francês. Esse terroir resulta em um profundo aroma de frutas, com notas de café, cacau, pimenta preta e eucalipto. Com taninos sedutores e robustos, apresenta equilíbrio e excelente acidez. Com uvas colhidas manualmente e primeira seleção de cachos ainda nos vinhedos. Sendo assim, ele combina com pratos com massas, carnes vermelhas ou churrasco acompanham muito bem com este vinho.
Gostou do artigo? Agora que você já sabe o que é terroir e consegue reconhecer um bom rótulo, continue no nosso blog para conhecer outros assuntos!
41 3264-4343
Avenida Sete de Setembro, 1865, Curitiba Paraná
box41@box41vinhos.com.br
Comentários
Os comentários estão fechados.