A história do vinho Barolo
A história deste vinho se mistura à família real e os palácios da época, sendo conhecido como “O rei dos vinhos italianos“. Ele também faz parte dos 5 Bs da Itália, como são conhecidos os 5 tipos da bebida mais importantes do país: Barolo, Barbaresco, Barbera, Brunello e Bolgheri.
Os registros datam que os primeiros cultivos de uvas Nebbiolo em Piemonte em torno do século XIII. Porém, no início da produção desse vinho, eram utilizadas técnicas inadequadas, que resultavam em uma bebida inconstante, mas doce e leve.
E assim se sucedeu até que a Marquesa Falletti di Barolo, uma francesa naturalizada italiana se casou com Carlo Tancredi Faletti di Barolo, dono do palácio Barolo. Ela trouxe um dos melhores enólogos da época para auxiliar na produção do vinho italiano. O resultado deu certo, as garrafas foram consumidas até mesmo pelo rei da França Luís XV.
Em 1980 ganhou a denominação de DOCG – a denominação de origem controlada de produtos alimentícios, criada especialmente para vinhos – garantindo a qualidade e autenticidade de todas as garrafas.
Características Do Barolo
O Barolo é um vinho tinto de muita personalidade que figura entre os melhores produzidos no mundo. Em que a região de Piemonte é reconhecidamente uma das melhores produtoras de vinhos italianos.
Além de ser aclamado pela crítica do mundo inteiro, o Barolo possui refinamento complexo. Em síntese ele apresenta uma coloração vermelha profunda, com perfume complexo e grande corpo. Seus taninos são persistentes, com características de frutas, florais e chocolate. É um vinho extremamente elegante e de personalidade.
Harmonização
São vinhos perfeitos para acompanhar carnes vermelhas, carnes de caça e queijos, além de combinar com o tradicional prato italiano, da região do piemonte, o Fritto Misto, que é feito à base de carne de porco. Ademais, separamos outras combinações perfeitas com o Barolo.
- Pato;
- Costela;
- Fígado;
- Risoto;
- Carne vermelha em bifes;
- Massas com molhos intensos;
- Queijos fortes, como Gorgonzola.
- Chocolate meio amargo e com alto nível de cacau;
- Pratos com sabor predominante de cogumelos, como fettuccine.
Agora que você conhece mais sobre o vinho Barolo, separamos três excelentes rótulos que temos no nosso e-commerce para você!
De cor rubi, límpido e brilhante, este tinto se destaca pelo aroma. Frutado e bem complexo, mas ao mesmo tempo picante, que lembra frutas vermelhas, como framboesa e morango silvestre, cereja em calda, também ameixa e geléia de fruta madura. Da mesma forma que apresenta notas florais de rosa e violeta, atraentes notas de especiarias como canela e pimenta, noz moscada e baunilha.
Na boca ele revela o seu lado mais elegante, oferecendo boas sensações gustativas, que refletem as sensações olfativas. Ademais, ele é equilibrado, causando agradável sensação de delicadeza e suavidade; final persistente e harmônico.
Considerado um dos maiores vinhos da Itália. Ele é identificado pela sua cor muito escura e também pela notável complexidade aromática. Sobretudo, este vinho é massivo, poderoso mas elegante e caracterizado por notas de baunilha cremosa, tabaco e fumo. Ao propósito de ser clássicos, grossos com altos níveis de tanino e muitas vezes secos por engarrafamento retardado. A moderno, frutado e flexível com taninos mais maduros graças ao envelhecimento em barricas novas. Tudo isso se dá pela produção do vinho na região Piemonte, na Itália. Com altitude, a vinha é composta de argila arenosa, magnésio e manganês no noroeste, bem como terras ricas em ferro no sudeste.
Fermentado em aço, com a temperatura controlada, o vinho estagia em cascos de 20 hl elaborados de carvalho francês Allier por cerca de 36 meses. Em seguida, é batido antes do engarrafamento. Após isso, é envelhecido em garrafa por 10 meses em cave, antes da libertação.
O resultado dessa vinificação e maturação são aspectos esplêndidos como cor vermelho granada escuro. No nariz muito frutado e picante, com notas de cerejas maduras; muito limpo. Assim sendo, no paladar apresenta quente e bem estruturado, rico e sólido, com taninos evidentes.
O que você dessa matéria sobre o vinho Barolo? Qual seu rótulo preferido? Deixe o seu comentário!
Comentários
Os comentários estão fechados.