Home » vinho » 4 dicas para conservar e degustar vinhos no verão

Blog - Box 41 Vinhos

6
janeiro
2021
Sem comentários.

4 dicas para conservar e degustar vinhos no verão

Verão pede um vinho refrescante! Saiba os segredos para preservar e consumir seus vinhos no calor

 

Na estação mais quente do ano é sempre bom ficar atento aos segredinhos para armazenar e degustar vinhos. Portanto, fizemos esse texto aqui no blog exclusivamente para tirar todas as suas dúvidas. Confira!

Como conservar? 

Saborear um bom vinho no verão vai além da escolha do rótulo ou da safra. A maneira que armazenamento e cuidados influenciam diretamente na conservação do vinho. Os locais mais indicados são as adegas ou winecoolers.  Elas são projetadas para proporcionar um ambiente ideal para a conservação e o descanso adequados para o líquido. Nelas, as garrafas estão a salvo de fatores agressivos  à condição natural de cada tipo de vinho. 

Mas quais fatores são esses? 

 

1 – Qual a temperatura ideal?

Uma das condições mais importante é a temperatura. Uma vez que o excesso de calor acelera o envelhecimento do vinho de anos para meses. E isso gera muitas dúvidas no momento de guardar. Então vamos te passar uns macetes. 

De modo geral, a temperatura constante fica em torno de 10 e 18ºC, mas isso depende da concentração da bebida:

  • Para o vinho branco pode ser entre 8ºC a 10ºC, os amaderados a 10ºC e os brancos envelhecidos a 12º C; 
  • Já para os tintos jovens devem ser degustados por volta dos 15º C e os mais amadeirados a 16º C; 
  • Enquanto os rosés, a temperatura de serviço fica entre 12 e 14º C; 
  • Por último, os espumantes podem beirar os 7º C, sendo refrescante, sem perder suas características.

 

2 – Como armazenar o vinho? 

O lugar ideal para guardar seus rótulos depende de diversos fatores como a incidência de luz. Em especial a luz solar. Que em contato direto com o vinho acelera reações químicas que comprometem os compostos orgânicos, afetando o sabor, cor e aromas. O indicado é manter as garrafas em local escuro, por isso as garrafas são sempre com tons escurecidas. Logo, procure um ambiente fresco, livre de trepidação, luz e umidade.  

 

3 – Como manter o vinho gelado?

O segredo para ter a melhor experiência com vinho no verão é mantê-lo sempre gelado. Se for consumir durante o dia, coloque a garrafa na geladeira na noite anterior.

Para conservar a temperatura, deixe-a no cooler entre camadas de gelo. Caso utilize balde, não esqueça de colocar um pouco de água para gelar mais rápido. Também é possível armazenar a bebida em manta térmica, bag in box  e garrafa térmica.

Além disso, é aconselhável que não mude bruscamente a temperatura do vinho. Por exemplo, evite retirar da wine box direto para o freezer, pois podem haver mudanças nas características do produto. O ideal é resfriá-lo aos poucos, depois de alguns dias de descanso da viagem, coloque-os primeiro na parte inferior da geladeira e depois em uma região.

 

Como degustar?

Tão importante quanto guardar adequadamente é a hora de degustar. E isso pode ser muito divertido e inovador! Você pode congelar frutas como uvas e morangos e sirva-as nas taças com vinho. Só evite jogar pedras de gelo, pois podem comprometer todo o sabor.

 

4 – Harmonizando vinho e comida no verão?

 

A estação quente pede pratos mais leves, frescos e coloridos. Por isso opte por saladas, frutos do mar e embutidos. E os aliados nessas ocasiões são vinhos com a mesma intensidade das receitas escolhidas. Portanto, a dica é experimentar vinhos mais leves.

 

5 – Quais vinhos são os mais adequados para os dias quentes?

Para fechar, vamos te passar alguns vinhos coringas para combinar com as altas temperaturas. No verão opte por vinhos leves, como por exemplo, um pinot noir. Além disso, os jovens são mais refrescantes que os maduros. Pois o vinho tende a perder acidez  com o passar do tempo. 

Aposte também naqueles que possuem menos taninos, pois são consequentemente mais fáceis de beber quando a temperatura está mais elevada. Pois os vinhos tintos em temperaturas mais anemas  costumam esconder os aromas típicos, e ele pode parecer menos gostoso. Outra possibilidade é optar pelos espumantes, que são naturalmente refrescantes por conta de sua alta acidez.

 

Veja os mais indicados:

– Pinot Noir

Já falamos muito da Pinot Noir aqui no blog, pois somos apaixonados uva de origem francesa.  Ela é indicada no verão pela sua leveza, produzindo vinhos frutados e macios. Procure os rótulos que possuem aroma de frutas vermelhas frescas, assim como as notas no paladar.

– Sauvignon Blanc

Assim como a Pinot Noir, os vinhos originados desse tipo de uva têm como características a leveza, o frescor e o sabor frutado. Ou seja, é o vinho branco ideal para o calor brasileiro. É suave no paladar e costuma agradar a todos, sem erros.

Gostou deste artigo? Então, nos siga nas nossas redes sociais! Pois sempre postamos várias novidades e celebramos as bebidas mais importantes do mundo todos os dias.


Comentários

Seja o primeiro a comentar isso!

Os comentários estão fechados.