As festas de fim de ano estão chegando, por isso um bom espumante não pode faltar na hora do brinde!
Ele combina com as festividades, está historicamente ligado à celebração, é elegante e conhecido por suas borbulhas. É claro que estamos falando do espumante! Além disso, ele ainda é muito versátil e ideal para harmonizar com as receitas desta época do ano. Desde os petiscos e entradas, passando pelos pratos principais, até as sobremesas. Sendo então, perfeito para o clima quente do fim de ano e do verão brasileiro. Portanto, selecionamos algumas dicas de como aproveitar melhor essa data!
Comece pelo básico, saiba as principais informações que devem constar no rótulo, como: nome, a variedade da uva (Noir, Pinot, entre outras), a elaboração (Charmat ou Champenoise) e porcentagem alcoólica. Sendo assim, esteja atento a essas informações.
O espumante deve estar gelado na hora de servir, entre seis a oito graus. A melhor forma de chegar a essa temperatura é colocando a garrafa em um balde com cubos de gelo cerca de meia hora antes de abri-la.
Um dos momentos mais aguardados da noite da virada sem dúvidas é a hora de abrir o espumante. Para que não haja nenhum acidente na hora de tirar a rolha tome alguns cuidados:
– Retire com cuidado a cápsula protetora, papel alumínio e a gaiolinha em volta da rolha.
– Segure a rolha com o dedo polegar para que ela não salte pela pressão da bebida.
– Em seguida, direcione a garrafa para um local em que não tenha ninguém e esteja livre de objetos, segure firme e gire a garrafa cuidadosamente.
Obs: O correto é que o estouro seja delicado, quanto menos barulho, melhor. Desse modo pouco gás foi perdido durante o processo.
Para que a temperatura da mão não modifique a do espumante, segure na haste da taça. Após deposite o líquido lentamente para não perder o gás e as borbulhas. Aproveite esse momento com as pessoas que você mais ama!
Taça coupe, flûte, tulipa, vintage, entre tantas outras. Para que as celebrações saiam de forma perfeita é necessário estar atento aos detalhes importantes, a taça é um dos itens mais essenciais da lista!
A diferença entre elas se dá principalmente pelo formato, que são divididas em três estruturas: a base, a haste e o bojo.
Para saber mais é só clicar nesse outro post aqui o blog. Mas para adiantar, nossa sugestão para espumantes é a taça flûte. Sendo ela de corpo alongado, retilíneo e com diâmetro menor dos demais modelos tradicionais. Perfeita para a hora do brinde uma vez que, o perlage (as borbulhas) ganham destaque, pois permanece até o fim da degustação.
Agora que você já sabe como comprar e servir o espumante, conheça nossas cinco recomendações de espumantes para celebrar o réveillon! Sendo assim, aproveite para conferir nossos rótulos no e-commerce da loja!
Clique na imagem e confira mais detalhes do produto!
Originário da Serra Gaúcha, no sul do país, o espumante moscatel Don Guerino é elaborado pelo método Asti por uma única fermentação em tanques especiais. As uvas utilizadas em sua composição são: Moscato Bianco e Moscato Giallo. Ideal para sobremesas e doces. Ademais, esse moscatel apresenta cor cítrica com reflexos esverdeados, o que apresenta um intenso aroma floral e frutado. Além de ser equilibrado frescor e doçura, perlage fino e persistente.
Clique na imagem e confira mais detalhes do produto!
Esse espumante se destaca pelo amadurecimento, que fica 250 dias em contato com as leveduras. Sua elaboração é feita pelo método Champenoise, no qual é utilizada a uva italiana Riesling. Acima de tudo, ele harmoniza perfeitamente com a culinária japonesa, frutos do mar em geral e momentos informais. Apresenta ainda aromas de frutas cítricas como maçã verde e pêra com toque mineral e de pão doce. Já na boca, exibe uma entrada picante e marcada pelo frescor. Toques minerais motivam a salivação.
Clique na imagem e confira mais detalhes do produto!
Para aqueles que são apaixonados por rosé este espumante da vinícola Cave Geisse é uma ótima pedida! Pois ele possui coloração cereja clara e feita exclusivamente com Pinot Noir. Além de boa formação de espuma em taça, assim como excelente perlage. Isso é o resultado dos meses em que o espumante se manteve em contato com as leveduras depois da segunda fermentação em garrafa, usando o método tradicional.
Elaborado por meio do método Champenoise. Com as uvas Chardonnay e Pinot Noir, o Espumante Dona Bita Brut fica em contato com as leveduras durante 70 meses para amadurecimento. Certamente a coloração é destaque, por mostrar um amarelo palha com reflexos dourados, além de perlage persistente. Esse espumante traz consigo aromas de frutas brancas, amêndoa e nozes, com paladar cremoso. Complexo, equilibrado e estruturado. Combina com aves, peixes, frutos do mar, massas e queijos.
Clique na imagem e confira mais detalhes do produto!
Um legítimo champagne francês, com uma mistura de uvas provenientes da região de Champagne, como a Pinot Noir, Chardonnay e Pinot Meunier. Equilíbrio e harmonia se combinam neste champanhe leve e sutil. É o parceiro ideal para encantar seus convidados em todas as ocasiões, como aperitivo e durante toda a refeição. Além disso, harmoniza com salada de carpaccio, lula à dorê ou queijos cremosos.
Qual vai ser a sua aposta para brindar nas festas de fim de ano? Deixe o seu comentário!
41 3264-4343
Avenida Sete de Setembro, 1865, Curitiba Paraná
box41@box41vinhos.com.br
Comentários
Os comentários estão fechados.