De 2 a 8 de novembro acontece a Semana Internacional do Jerez. Conheça os melhores rótulos desse tipo de vinho tipicamente espanhol.
Fortificado, licoroso, complexo e típico da Espanha. Essas são as principais características dessa bebida. Essa bebida que possui peculiaridades marcantes é a estrela da primeira semana de novembro. Sendo assim, aqui no Box 41 Vinhos não seria diferente! Fizemos um post com sugestões de ótimos Jerez para você apreciar.
O Jerez leva esse nome por ser um vinho produzido e fortificado na cidade de mesmo nome. Localizada na região de Andaluzia, no sul da Espanha. O que poucos sabem é que essa bebida é considerada a mais antiga da Europa, confeccionado há cerca de dois mil anos.
Além disso, o Jerez é chamado de Sherry ou Xerez. O solo da região é chamado de albariza, um solo branco, composto majoritariamente de cálcio. Por sua vez, as chuvas se concentram na primavera, e esse solo retém muita umidade, armazenando água para as videiras ao longo do verão.
Ademais, ele é conhecido por ser um vinho bem complexo. Uma vez que a produção é feita em processo único de corte em etapas. No qual, são misturados vinhos velhos e novos, o chamado sistema solera.
Basicamente esse sistema se baseia na mistura de vinhos jovens e velhos semelhantes que servem para manter a constância. Para isso, são usadas barricas. Elas ficam empilhadas uma em cima da outra onde a mais antiga fica em baixo (a solera, que fica perto do solo), e em cima vão sendo colocadas, em ordem decrescente de idade.
Portanto, a cada ano, 2/3 do vinho de cada fileira são mesclados com 1/3 da fileira do ano seguinte. Já o vinho comercializado é o da fileira mais antiga, que é abastecida com a seguinte, e assim sucessivamente. Fascinante não é mesmo?
Todos os Jerez são feitos de uvas brancas. A mais emblemática é a Palomino. Portanto, ela gera um vinho quase incolor, e quase sem acidez. Ela é sempre fermentada até o final, resultando nos estilos secos.
Mas além dessa uva, que corresponde a 90% da produção, mas a Jerez pode ser confeccionado com a Pedro Ximénez.
Esta é a 7ª edição da #SherryWeek, ou a Semana Internacional do Jerez. Ela é organizada com o suporte do “Consejo Regulador de las Denominaciones de Origen Jerez-Xérès-Sherry”, um conselho espanhol que regula a produção desse vinho. Ademais trata-se de um evento global que promove os vinhos de Jerez entre apaixonados de todo o mundo. Por meio de diversos eventos em mais de 30 países durante a semana de 2 a 8 de outubro de 2020.
Estima-se que as vendas dos vinhos Xerez aumentaram em 500% durante a celebração da Semana Internacional do Xerez de 2019. O objetivo desse ano é continuar o legado. Durante as festividades, milhares de restaurantes, bares e adegas irão promover provas de vinhos, degustações, menus especiais, bem como outros eventos relacionados com o vinho.
Este vinho combina perfeitamente com todos os tipos de cozinha mundial. Sendo assim, ele harmoniza com queijos, peixes, carnes, frutos do mar, ensopados ou sobremesas. Sendo assim, é uma ótima ocasião para você se deliciar com um ótimo rótulo! Separamos alguns rótulos exclusivos. Confira!
Originário da Andaluzia e produzido com a uva Palomino Fino. Esse vinho possui uma bela rotulagem, possui muita complexidade, amadurecido por três anos em soleira. Portanto é elaborado no clássico método de Jerez. Além de possuir fermentação alcoólica total em tanques de aço inoxidável com controle de temperatura, seguida de fortificação (adição de aguardente vínica). Por isso, esse Romate harmoniza perfeitamente com aperitivos, queijos, presunto ibérico, mariscos, frutos secos, azeitonas.
Assim como o rótulo anterior, ele é produzido com Palomino Fino e elaborado no método clássico de Jerez. A diferença é que essa bebida ficou amadurecida por mais tempo, em torno de oito anos em sistema soleira.
Outro diferencial desse vinho é a harmonização: extremamente versátil e companheiro de todos os momentos. Maravilhoso com peixes e frutos do mar.
Seu amadurecimento leva 18 anos em sistema solera, com concentração alcoólica de 18%. Esse vinho combina perfeitamente com pratos da culinária francesa, como consummé. Além de Queijos envelhecidos, nozes e carnes.
Diferente dos demais, o Duquesa é produzido com a uva Pedro Ximénez. Ele também leva adição de aguardente vínica. Se você procura um vinho que harmonize com sorvete ou sobremesa a base de chocolate, esse rótulo é a melhor pedida!
Este raro estilo de Jerez é produzido apenas das melhores barricas, com os mais finos e complexos vinhos. Ele possui coloração âmbar profundo e surpreendente complexidade. Ainda apresenta leve picância e discreta adstringência e longo final.
Esse espanhol harmoniza com queijos intensos, frutas secas, guisados e carnes de caça em geral. Seu amadurecimento leva 15 anos em sistema solera, com concentração alcoólica de até 20%.
Provavelmente o Tio Pepe é um dos rótulos mais conhecidos e acessíveis. Ele é amadurecido por quatros anos em grandes tonéis de carvalho no sistema de criaderas y solera. Democrático, ele harmoniza com aperitivos, entradas e sopas, todos os tipos de frutos do mar, sushis e sashimis, aves, presuntos e queijos suaves.
Conte aqui nos comentários qual prato você gosta de harmonizar com o Jerez. Passe no Box 41 Vinhos, ou no nosso site para comprar os melhores rótulos de Curitiba!
41 3264-4343
Avenida Sete de Setembro, 1865, Curitiba Paraná
box41@box41vinhos.com.br
Comentários
Os comentários estão fechados.