Home » Data comemorativa » Dia Internacional da Grenache – Box 41 Vinhos

Blog - Box 41 Vinhos

18
setembro
2020
Sem comentários.

Dia Internacional da Grenache – Box 41 Vinhos

Em setembro comemoramos o Dia Internacional da Grenache. Saiba tudo sobre essa uva de origem francesa

 

No dia de hoje, uma série de eventos em todo o mundo acontecerá para celebrar o  Dia Internacional da GrenacheApesar de ser uma variedade muito cultivada no mundo, a Grenache é pouco vista nos rótulos de vinhos, pois normalmente é misturada com outras uvas.

Portanto, nós da Box 41 Vinhos criamos esse post totalmente dedicado a ela para que você a conheça melhor! 

Grenache, Garnacha ou Cannoau?

De acordo com cada região a uva recebe um nome diferente. Embora o nome ou pronuncia mude, a uva possui as mesmas características. Bem como ela é utilizada nos rótulos de vinho rosé e principalmente em tintos. Por se tratar de uma uva extremamente concentrada e complexa, tendo muita personalidade e sabor. Mostrando-se ser muito versátil. Ademais, ela tende a combinar com uma série de pratos, dependendo do estilo do vinho produzido. 

No entanto, também pode dar vinhos de pouca concentração, em outras circunstâncias. Ela é a responsável por dar origem a grandes tintos, alguns bem famosos como o Châteauneuf-du-Pape.  Entretanto, os produtores costumam afirmar que o segredo para o cultivo desta uva é o baixo rendimento. Uma vez que a planta tende a ser muito vigorosa.

Consagrando-se como a segunda maior casta tinta cultivada no mundo. Como por exemplo, na França, em especial na região sul. Além da Espanha, Austrália, Itália, Estados Unidos e outros lugares do mundo. Aliás, esses países são os maiores produtores da uva.  

Outras características da uva:

  • De cor clara e semi translúcida. Ela lembra a Pinot Noir
  • Apresenta uma pele mais fina e delicada;
  • Assim como pouca cor e poucos taninos;
  • Seu aroma apresenta notas mais trufadas como de amora e mirtilo; 
  • Os vinhos produzidos a partir da uva são ideais para serem consumidos jovens.

 

Sobre o Dia Internacional da Grenache:

Agora que você já conhece mais sobre a uva vamos te explicar mais sobre a data. Primeiramente a celebração surgiu por conta do sucesso Simpósio Internacional de Grenache, em 2010, no Vale do Rhône, na França. No ano passado, o primeiro Simpósio atraiu 250 produtores. Desde então, a data ganhou mais especialistas e admiradores de diversas regiões do mundo.

Segundo a fundadora do Simpósio, Nicole Rodet, dona da propriedade Chene Bleu, “O principal propósito do evento não é apenas para encorajar as pessoas a descobrir a Grenache. Mas também proteger as videiras antigas da uva para produzir mais variedades comerciais”, alegou ela. 

Além disso, importadores, lojas especializadas e produtores compõem o dia para auxiliar na popularização da cepa. Sobretudo para participar de simpósios e  na elaboração de projetos para divulgação e aumento do uso da uva ao redor do mundo.

 

Como celebrar o Dia Internacional da Grenache?

A melhor maneira de celebrar o Dia Internacional da Garnacha é divulgar a Garnacha. Por meio de eventos no Garnacha Day, como reunir os amigos e compartilhar as suas safras favoritas de Grenache. 

Uma outra dica é de pedir uma taça de um vinho proveniente da Grenache nos restaurantes locais. Ou ainda comprar um belo rótulo na Box 41 Vinhos! Afinal, nada melhor do que vinhos selecionados para harmonizar com ótimo prato.

 

Harmonização com a uva Grenache

Certamente você já ouviu falar que vinho tinto harmoniza perfeitamente com carne vermelha, não é mesmo? Com os rótulos originados da uva Grenache não é diferente. Então separamos um prato que vai te dar água na boca!

Polenta mole com ragu de costela defumada

Aqui uma combinação seria de um vinho Châteauneuf-du-Pape. De fato é um vinho bem estruturado e, portanto, é necessário de um prato à altura, como o defumado da costela combina perfeitamente com os aromas em evolução do vinho. A costela de porco é a que mais fica agradável ao paladar.

A costelinha fica super macia, o molho é encorpado. Além de muito saboroso! O ragu combina com polenta cremosa. Mas também pode ser substituído por cuscuz marroquino ou arroz. Fácil de fazer, ela é perfeita para um jantar entre amigos. E o trabalho pesado fica com a panela de pressão.

 

Hmmm, nós aqui da Box 41 Vinhos também ficamos com vontade de experimentar esse prato! Já que falamos tanto sobre a Grenache, nada mais justo do que você saborear uma boa taça! 


Comentários

Seja o primeiro a comentar isso!

Os comentários estão fechados.