Home » Data comemorativa » Independência do Brasil e os vinhos nacionais

Blog - Box 41 Vinhos

2
setembro
2020
Sem comentários.

Independência do Brasil e os vinhos nacionais

Conheça mais dos vinhos brasileiros e exerça seu patriotismo na semana da Independência do Brasil

 

Na data de 07 de setembro é comemorada a Independência do Brasil. Primeiramente, em 1822 o então príncipe Dom Pedro declarou independência às margens do riacho Ipiranga, localizado no interior de São Paulo. Rompendo laços coloniais com Portugal. 

Sendo assim, nada melhor para comemorar este dia do que provar um autêntico vinho nacional. Para isso, nós da Box 41 Vinhos selecionamos os melhores rótulos produzidos no nosso solo para você apreciar. 

 

Independência do Brasil ou morte

A Independência do Brasil foi um processo histórico, na qual o Brasil deixou de ser uma colônia portuguesa, como já comentamos acima. Tornando-se assim uma nação independente. Com esse evento, o país organizou-se como uma monarquia que tinha Dom Pedro I como imperador.

Depois da Independência do Brasil, muitas mudanças aconteceram aqui no Brasil. Tanto no campo cultural,  quanto no econômico e no político. Como, por exemplo, com as aberturas dos portos do Brasil.  Posteriormente a isso, se deu por finalizado o monopólio comercial português, abrindo as portas para que o brasileiro conhecer vinhos de outros lugares do mundo. Portanto, essa troca de conhecimentos gastronômicos, técnicas e de novas especiarias resultaram em muitas produções que temos hoje.

 

Relação Dom Pedro I e o vinho 

O imperador do Brasil costumava ingerir todos os dias pela manhã uma taça de vinho do Porto. Assim também durante as refeições ele também costumava beber o mesmo vinho acompanhado de muitos copos d’água. 

Bem como o vinho já era costumeiro no copo do imperador até pela tradição portuguesa. Mas Dom Pedro I gostava de enaltecer os produtos daqui. Afinal, a bebida brasileira predileta de Dom Pedro I era a cachaça. 

 

Vinhos nacionais 

A preferência dos brasileiros ainda são os vinhos importados. Em suma, estima-se que 53% das importações venham de países da América do Sul como Chile e Argentina. Apesar disso, os rótulos nacionais são bem atrativos pelo valor, acessibilidade e também pelo sabor. 

Segundo os dados divulgados pela Ibravin, a venda de vinhos brasileiros de qualidade para fora do país cresceu 32% só no primeiro semestre do ano, com faturamento de US$ 3,6 milhões. Fora do país o reconhecimento dos rótulos produzidos em solo nacional também aumentou. Em síntese, resultando em um crescimento de exportação acima de média em nos últimos três anos. 

Agora que você conheceu um pouco mais sobre o cenário dos vinhos brasileiros. Vamos te dar dicas em excelentes rótulos para você aproveitar na semana da independência e o ano todo.  

 

1 – Villaggio Grando Merlot

Fabricado na região Água Doce em Santa Catarina, pela vinícola Villaggio Grando. Possuindo assim, um sabor tipicamente brasileiro, bem intenso e apetitoso. Ademais, ele foi macerado em baixas temperaturas, apresenta uma tonalidade de cor rubi vibrante. Juntamente com um paladar rico em taninos macios e estruturados. Já o aroma é robusto e carregado

Além disso, esse Merlot foi elaborado em carvalho. Bem como amadurecido sete meses em barricas de carvalho francês.

Temperatura a servir: 16 a 18°c

Harmonização: Massas como pizzas, além de carnes vermelhas e queijos maturados.

 

2 – Espumante Pizzato Nature

Trata-se de um espumante branco seco elaborado na serra gaúcha. Mas especificamente em  Vale dos Vinhedos em Bento Gonçalves no Rio Grande do Sul. O espumante Pizzato Nature é elaborado com corte de 87% Chardonnay e 13% Pinot Noir cultivadas em vinhedos próprios e com as vinhas conduzidas em espaldeira. 

Ele possui coloração amarelo-claro. Além de apresentar perlage fina e abundante e aromas de flores brancas, frutas cítricas maduras, frutas desidratadas e pão. Na boca ele apresenta acidez e álcool equilibrados, de bom corpo, refrescante e cremoso. 

Amadurecimento: 36 meses

Temperatura a servir: 6 a 8°c

Harmonização: peixes, frutos do mar, carnes brancas, aperitivos e sobremesas.

 

3 – Vinho Sfizio Rose

Não poderia faltar um vinho rosé na nossa lista. Este rótulo é produzido em Campo Largo, no Paraná. Além de apresentar um preço mais acessível, ele exibe uma cor rosé clara com blush vibrante e delicados reflexos alaranjados. 

Tem uma combinação de aromas das frutas vermelhas como morango, framboesa e ameixa.  Bem como na boca se apresenta leve, refrescante e une a sensação de acidez e mineralidade com uma certa estrutura, resultando em um vinho equilibrado e prazeroso.

Uvas: 75% Merlot e 25% Cabernet Sauvignon

Harmonização: Entradas, saladas, queijos leves, salmão, frutos do mar, carnes delicadas

Temperatura a servir: 10 a 12°c

 

Está pensando em experimentar um bom vinho brasileiro? Ainda mais que a nossa terras produz rótulos maravilhosos. Confira nossas opções no nosso site! http://box41vinhos.com.br/


Comentários

Seja o primeiro a comentar isso!

Os comentários estão fechados.