Home » vinho » 5 dicas para se aquecer neste inverno com um bom vinho

Blog - Box 41 Vinhos

20
julho
2020
Sem comentários.

5 dicas para se aquecer neste inverno com um bom vinho

Inverno: a estação mais frio do ano chegou! E ninguém resiste a um vinho para se esquentar.

Você como um bom enólogo sabe que a bebida pode ser degustada em qualquer época do ano. Mas quando as temperaturas estão mais amenas, é inegável que ela se torna ainda mais irresistível. 

Pois é no inverno, que o vinho proporciona experiências diferenciadas. Por tanto, separamos cinco motivos para você aproveitar e escolher os melhores rótulos de vinho:

 

1 – É hora de experimentar rótulos mais encorpados 

Se no verão optamos por vinhos mais leves, como os rosés e espumantes. O clima frio proporciona uma ótima oportunidade para conhecer as variedades dos vinhos tintos. Aqueles que apresentam mais textura e volume. Como, por exemplo, os rótulos envelhecidos em carvalho. Eles denotam sabor mais intenso e harmonizam perfeitamente com pratos quentes. Aposte nos vinhos mais escuros, de preferência os que passaram por madeira. Ou ainda, que possuem a fruta em compota, dando mais intensidade.

 

2 – Se aventure nas harmonizações com comidas mais pesadas 

Normalmente no inverno costuma-se consumir alimentos mais calóricos. Estes pratos  elaborados ostentam mais molhos densos ou a base de algum tipo de gordura, como os queijos. Como já explicamos aqui no blog, se uma receita leva ingredientes mais pesados, o vinho deve acompanhar

O vinho tinto, por exemplo, é associado ao inverno justamente por apresentar taninos que dissolvem a gordura da comida. Sendo assim, uma ótima estratégia para neutralizar os alimentos mais gordurosos. 

Uma tradição brasileira, em especial na região sul, é comer fondue para se aquecer. Os vinhos leves e espumantes são os mais indicados para a harmonização. Porém, há exceções, como é o caso do tinto Merlot! Que é uma excelente combinação com os queijos “moles”, como o brie, camembert, roquefort e gorgonzola.

 

3 – Deguste os vinhos em temperatura ambiente

Para apreciar um bom rótulo na temperatura mais adequada, você nem precisa ter uma adega climatizada em casa. Nossa dica é: a bebida deve estar entre 16 e 18° C. Com uma observação! Se o ambiente estiver climatizado, é necessário que a garrafa seja resfriada na geladeira. 

Isso vale para os vinhos tintos. Já os brancos, como o Chardonnay, a temperatura deve ser mais baixa. Permanecendo na faixa 8 a 10°C. Para isso, deixe na geladeira cerca de 40 minutos antes de servir. 

 

4 –  É tempo de aproveitar as ofertas da estação

A venda de vinho tende a aumentar no inverno. Por isso, os estabelecimentos aproveitam para efetuar promoções. Como é o caso dos supermercados, que atraem os clientes com ofertas de vinhos do cotidiano, com preços médios. 

Portanto, se planeje e pesquise os preços para abastecer sua adega caseira. Para se preparar para as noites mais frias, passe na Box 41 Vinhos e usufrua com os melhores preços da estação!

5 – Crie noites especiais

Compartilhe momentos únicos com uma boa taça de vinho. O friozinho é uma chance única para ficar em casa e para fazer um prato saboroso. Escolha o vinho de sua preferência e dos demais, que harmonize com a receita. 

Depois, é só aproveitar em família. Você pode brincar com jogos de tabuleiro, ou então fazer uma noite de filmes.

Dica bônus: Desfrute de vinhos doces e fortificados

Pois não é só de vinhos tintos que se vive no inverno. Uma vez que, doces e fortificados também têm vez, como o do Porto. Este tipo de vinho é ideal para acompanhar petiscos, entradas e sobremesas.

 

Pegou todas as nossas dicas do Box 41 Vinhos? Nos conte aqui nos comentários quais são seus vinhos prediletos para o inverno!

 

 

 


Comentários

Seja o primeiro a comentar isso!

Os comentários estão fechados.