Home » Data comemorativa » Festa Junina: Como harmonizar vinhos com as comidas típicas?

Blog - Box 41 Vinhos

15
junho
2020
Sem comentários.

Festa Junina: Como harmonizar vinhos com as comidas típicas?

 Festa Junina! Estamos na metade do ano e chegou a hora de arrumar a casa para o arraiá!

 

Junho e julho são sinônimos de baixas temperaturas e as Festas Juninas ajudam a nos aquecer. Dançar quadrilha e ficar perto da fogueira nos esquentam, mas nada melhor do que beber vinho para isso! Então prepare a sua melhor roupa caipira, coloque as bandeirinhas no alto. Pois nós vamos te ensinar a como harmonizar com vinhos.

 

Datas especiais 

Sabemos que até o final de julho comemoramos as Festas Juninas. Mas queremos te explicar que existem algumas datas específicas durante esse período que merecem nossa atenção. No dia 13 de junho é celebrada a Festa de Santo Antônio. Já no dia 24 comemoramos o dia de São João. Por fim, no dia 29 de São Pedro e São Paulo. Originalmente, essas festas foram criadas na área rural da Europa. E eram rituais para celebrar é época de fertilidade do solo, no Hemisfério Norte e a chegada do verão. 

 

Harmonização do vinho com as comidas típicas

O clima mais frio combina perfeitamente essa bebida em específico. E se engana quem pensa que as receitas tradicionais não combinam com a sofisticação dos vinhos. Entre as opções, as uvas que recebem mais indicações são: Malbec, Pinot Noir e Cabernet Sauvignon. Elas apresentam rótulos agradáveis e que, esquentam o corpo durante as comemorações noturnas.

 

Vinhos tintos

Apesar das três opções serem de vinho tinto, eles apresentam características muito diferentes. O Malbec, por exemplo, é um vinho mais potente e encorpado. Além de ter muita presença em boca. Outro vinho bem encorpado são os de uva Cabernet Sauvignon. Eles apresentam taninos expressivos. Por demonstrar paladar mais forte, eles agregam bem com pastéis de queijo ou de carne e tortas salgadas.

Já o Pinot Noir é mais fácil para harmonizar com as comidas de festa junina. Ele é leve e combina perfeitamente com receitas à base de milho. Como a pamonha salgada, o milho cozido e a pipoca. Ele também fica perfeito com pinhão! Para todos os piás e gurias aqui do Paraná.

Além dessas uvas, outros vinhos tintos harmonizam com os quitutes. Por exemplo, bolos, cocadas e canjicas combinam com vinhos de colheita tardia. Ou seja, na qual as uvas são mais maduras e, por consequência, mais doces. Pratos com carnes vermelhas como espetinhos e churrascos vão bem com vinhos tintos possuem uma acidez maior. Eles servem para amenizar a sensação de gordura.

Receita de sagu de vinho com creme de baunilha

Normalmente preparado com suco de uva fica ainda melhor com um bom vinho tinto. Com creme de baunilha ele ficará irresistível!

Ingredientes – Sagu

Você vai precisar de nove xícaras (chá) de água, uma e meia de xícara rasa de sagu de mandioca. Além de quatro xícaras de vinho tinto de qualidade, açúcar, canela e cravo a gosto.

Ingredientes – Creme De Baunilha

Já para o creme você precisa ter em mãos de um litro de leite. E ainda, uma caixa de pudim de baunilha, duas gemas e duas claras em neve. Além de essência de baunilha a gosto. 

Como preparar o sagu?

Em uma panela, ferva a água com a canela e o cravo. Depois adicione o sagu e cozinhe em fogo médio, mexendo sempre. Até que as bolinhas fiquem transparentes. Após isso, coloque o vinho e o açúcar, cozinhando por aproximadamente cinco minutos. Retire do fogo e coloque na tigela onde o sagu será servido (ou em taças de sobremesa). Deixe gelar na geladeira.

Como preparar o creme de baunilha?

Em uma panela, deposite meio litro de leite. Após ferver, acrescente o restante do leite com o pó de pudim. Mexa até engrossar. Bata as claras em neve acrescentando o açúcar. Adicione a clara por cima do creme e deixe cozinhar um pouco e acrescente as gemas. 

 

Outros tipos de vinho

Apesar do vinho tinto ser o clássico, os brancos e os rosés são perfeitos para vários pratos! Como a pipoca que fica ótimo com um Chardonnay mais encorpado. 

Vale a pena falar de um dos drinks mais populares das festas juninas. O vinho quente. E a versão dele com vinho branco pode ser ainda mais gostosa! Ao invés de tinto, repleto de especiarias, como cravo, canela, anis e gengibre. Ele harmoniza com os docinhos, como pé-de-moleque, arroz-doce, paçoca e pipoca doce. 

Receita vinho branco quente

Que tal fazer um dos clássicos das festas juninas de uma forma diferente? Além de deliciosa é muito simples de fazer!

 

Ingredientes

Meia xícara (chá) de água quente, meia xícara (chá) de açúcar. Além de uma xícara (chá) e meia de vinho branco seco. Ainda de um limão cortado em rodelas, cascas de uma laranja e maçã uma cortada em cubos. Por fim, cravos-da-índia a gosto, três unidades de canela em casca e rodelas de limão para decorar.

Como preparar?

Em uma panela, coloque a água já fervente. Despeje o açúcar, as rodelas de limão, o cravo-da-índia, os cubos de maçã. Além das cascas de canela e de laranja e misture tudo. Espere ferver. Em seguida, abaixe o fogo e cozinhe por mais 15 minutos. Com uma peneira, coe o líquido e misture tudo com o vinho tinto. Sirva quente, em copos decorados com rodelas de limão (ou ao seu gosto).

 

Ficou com água na boca? Diga aqui nos comentários quais são as delícias que você mais gosta das Festas Juninas


Comentários

Seja o primeiro a comentar isso!

Os comentários estão fechados.