Home » vinho » Harmonização » Chardonnay Day: Tudo que você precisa saber sobre a rainha das uvas brancas

Blog - Box 41 Vinhos

20
maio
2020
Sem comentários.

Chardonnay Day: Tudo que você precisa saber sobre a rainha das uvas brancas

 O Chardonnay está chegando, nada melhor do que comemorar com um ótimo vinho dessa uva

 

Há pouco mais de dez anos, em toda última quinta de maio é celebrado o Chardonnay Day. A data é em homenagem a uva Chardonnay, uma das variedades mais difundidas no mundo. Nós da Box 41 Vinhos selecionamos tudo que você precisa saber desse dia e produtos que combinam do tradicional vinho. Veja!

 

Chardonnay Day

Não sei sabe ao certo quando surgiu o Chardonnay Day. Mas existe um consenso de que a possível data seja em 2009. Na ocasião, um grupo de enólogos se reuniu para comemorar a premiação de um Chardonnay canadense no Wine Awards Cellier. Outros enólogos atribuem a criação data como uma estratégia midiática do especialista em marcas, branding e mídias sociais, Rick Bakas. Ele é considerado um influente diretor de mídias sociais da indústria vinífera americana. 

Desde então, o fim de maio, mais precisamente na quinta-feira que antecede o feriado de Memorial Day nos EUA, é marcado pela comemoração o dia da Chardonnay, ou Chardonnay Day. Várias vinícolas e organizações de vinho de todo mundo promovem degustações e eventos. 

Destacando, é claro, os vinhos elaborados com a Chardonnay. Foram criadas as hashtags #ChardonnayDay  ou #ChardDay para buscar nas redes sociais tudo que acontecem nas redes sociais.

 

Uva Chardonnay

A Chardonnay é fruto de um cruzamento natural entre a uva Pinot Noir e a casta Gouais Blanc. Ela tem como origem a Borgonha, região centro-oeste da França, que apresenta boa adaptabilidade do solos e do clima. Além disso, essa região é aplicada técnicas distintas de vinificação, incluindo o amadurecimento em barricas de carvalho. Não é atoa que é conhecida como a rainha das uvas brancas, por se destacar das demais.

Ela é uma uva é neutra e de fácil cultivo. Além disso, apresenta pele verde, embora quando madura a fica coloração amarelada. A pele é fina e os cachos costumam ser pequenos e delicados. Por isso, o processo de colheita da Chardonnay, o produtor precisa ter muito cuidado para retirá-la corretamente. Além dos vinhos e espumantes, existem outros produtos originários da uva. Como shampoo, condicionador, sabonetes esfoliantes e óleos em creme corporais.

A uva Chardonnay é plantada em diversas regiões. Enquanto em algumas ela pode gerar vinhos com notas minerais, em outras apresenta toque cítrico. Uma das mais conhecidas é a Chablis, que fica na Borgonha, ou então Côte d’Or. Mas existem vários outros países como Argentina, Chile (Casablanca), Austrália, Itália, Espanha, Estados Unidos (Califórnia). Aqui no Brasil a uva é produzida no Vale dos Vinhedos, uma sub-região da Serra Gaúcha. Nesta área, a uva amadurece rapidamente e é colhida antes do período de chuvas.

 

Vinho Chardonnay

Esta casta pode gerar vinhos leves e frescos, até quentes e encorpados. Sendo assim, os vinhos elaborados com essa uva podem ter os diversos tipos que caracterizam um branco. 

Seu caráter versátil impressiona! Desde o neutro, o seco, até os mais encorpados. Ou ainda os espumantes e os vinhos de sobremesa. Os vinhos mais envelhecidos (que podem durar décadas), necessitam ser conversados em uma temperatura mais alta, por volta de 12°C. Para aqueles que são mais jovens a melhor temperatura para consumo é de 8 a 10°C.  

Originalmente, ela é pouco aromática. Geralmente, os aromas primários mais encontrados são: frutas cítricas, frutas, florais, amanteigados, amadeirados. Mas é a sensação que ela causa na boca, que torna o Chardonnay um espetáculo! É a casta branca que mais se beneficia da fermentação em barrica e do estágio em madeira. Inclusive, ela pode variar em acidez e corpo, como em frescor e untuosidade. Nas  regiões com temperaturas amenas, esse tipo de vinho é mais frescos e leves. Já em regiões mais quentes, o vinho ganha estrutura, espessura e notas de frutas tropicais maduras.

 

Harmonização

Por ser um vinho versátil, ele possui potencial para combinar com diversos tipos de alimento. Mas por se tratar de um vinho branco costuma harmonizar melhor com carnes brancas grelhadas ou assadas como frango. O Chardonnay quando não passa por madeira aceita bem os peixes e frutos do mar mais leves. Caso ele seja marcado em madeira, pode optar por peixes defumados e queijos mais fortes. Ou ainda pratos com molhos a base de leite de coco ou molhos brancos com nozes. 

Em relação às sobremesas, o Chardonnay é uma ótima pedida nas sobremesas mais adocicadas. Rótulos com mais acidez conseguem criar um sabor inigualável e que não fique enjoativo.   

 

Conte aqui nos comentários qual prato você gosta de harmonizar com o Chardonnay. Passe no Box 41 Vinhos para comprar os melhores Chardonnays de Curitiba! 


Comentários

Seja o primeiro a comentar isso!

Os comentários estão fechados.