Home » vinho » Harmonização » Receitas vegetarianas que harmonizam com vinhos

Blog - Box 41 Vinhos

14
maio
2020
Sem comentários.

Receitas vegetarianas que harmonizam com vinhos

Receitas vegetarianas, neste post vamos te mostrar que se pode harmonizar qualquer tipo de vinho com culinária vegetariana!

 

Segundo o Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) cerca de 14% os brasileiros se declaram vegetarianos atualmente. Em Curitiba esse número é ainda maior, com 16%.

Pensando nesse público, criamos uma postagem sobre harmonizar pratos vegetarianos com cada tipo de vinho. Confira!

Harmonização com vinho tinto

Engana-se quem pensa que vinho tinto só combina com carne vermelha. Você pode se surpreender com os sabores que combinam com pratos à base de vegetais. Basta utilizar a mesma regra que se aplica para pratos elaborados com carne vermelha. 

Vinhos mais leves são os que mais combinam, como por exemplo, o Pinot Noir. Eles vão bem com legumes refogados frescos. Ou ainda com risoto ou massas preparadas com cogumelos ou com molho vermelho.  

As pizzas vegans harmonizam muito bem com o tinto. Aposte em rótulos italianos que casam bem com receitas à base de ingredientes ricos em acidez, como o tomate. O Chianti Clássico acordam com massas e molhos de tomate, como a pizza margherita. 

As proteínas alternativas como a soja e tofu pedem vinhos mais encorpados, como Cabernet Sauvignon.

 

Risoto de brócolis

Ingredientes 

Tudo que você precisa é de uma xícara e meia de arroz arbóreo, um litro de caldo de legumes. Além disso, três colheres de sopa de azeite de oliva, brócolis a gosto. 3/4 xícara de parmesão ralado, folhas de manjericão a gosto. 

Modo de preparo

Prepare o caldo de legumes e reserve. Em seguida frite o arroz no azeite e acrescente o brócolis. Acrescente uma concha do caldo por vez e mexa até o caldo secar. Quando o arroz estiver macio, adicione o parmesão ralado e o manjericão para decorar. Sirva quentinho com um vinho tinto Merlot ou Pinot Noir.  

 

Harmonização com vinho branco

Conhecido por serem mais consumidos em dias de climas quentes,  os vinhos brancos são ótimos com saladas leves e  queijo. Ou seja, são perfeitos para os vegetarianos!

Para receitas com macarrão, ou ainda saladas leves e leite de côco harmonizam perfeitamente com Pinot Grigio. Enquanto o Riesling ficam ótimos com pratos com mais gorduras como batatas fritas e queijo brie.

Não podemos deixar de fora o mais conhecido vinho branco, o Chardonnay. Ele é uma boa pedida para harmonizar com risoto, queijo de cabra, batatas e outros legumes. Os hambúrgueres vegetarianos, à base de lentinha, cogumelos ou brócolis, ficam agradáveis ao paladar com Sauvignon Blanc

Além de deliciosos, os hambúrgueres vegans são fáceis de fazer! Então anota a receita e mão na massa! 

 

Hambúrguer Vegano de Beterraba e Quinoa

Ingredientes 

Você vai precisar de uma beterraba grande, uma cebola pequena, um copo de quinoa. Tenha em mãos também meio copo de semente de girassol, molho de coentro. Além de dois dentes de alho, sal e gergelim a gosto. 

Modo de preparo 

Primeiro lave a quinoa com água corrente. Depois cozinhe a quinoa com uma pitada de sal e espere esfriar. Enquanto isso, descasque a beterraba, pique a cebola, os dentes de alho e moa o gergelim e o girassol. Após isso, misture a quinoa com os demais ingredientes. Molde o hambúrguer em formato circular com as mãos. Coloque no forno, pré-aquecido em 180 graus, até chegar no ponto.

Você pode servir com salada, ou com pão de milho vegano, cream cheesse e cebola. Harmoniza com um belo Sauvignon Blanc brasileiro

 

Harmonização com Vinho Rosé 

O vinho queridinho no verão  também pode combinar com a culinária vegetarianas. Principalmente com pratos frios.

Vale a pena levar em consideração a algumas regras do rosé, que harmonizam facilmente com: frutas vermelhas, sobremesas e saladas.

Rosé Demi-Sec proporcionam uma experiência incrível com molhos agridoces, massas suaves, queijos leves e sopas.   

 

Sopa de vegetais

Ingredientes

Duas cenouras médias, duas batatas, três folhas de repolho, ervilha, uma xícara de abóbora madura, dentes de alho. Além de cebola e caldo do sabor desejado a gosto e duas colheres de azeite.

Modo de preparo 

É bem fácil de fazer! Lave todos os vegetais e depois descasque. Cozinhe na panela de pressão por cerca de dez minutos. Depois de cozida de uma leve batida no liquidificador. Sirva com um Malbec Rosé!

* Nota

Vale ressaltar que nem todo vinho é vegan. O motivo para isso é porque em algumas bebidas, são usados agentes derivados de leite ou de proteína animal. 

Ser vegetariano requer criatividade, por isso, é essencial usar e adaptar com seu paladar. Comente aqui nos comentários qual receita vegan te dá água na boca!

 


Comentários

Seja o primeiro a comentar isso!

Os comentários estão fechados.