Home » Vinho Verde » Dicas de harmonização: vinhos e bacalhau para a Páscoa

Blog - Box 41 Vinhos

2
abril
2020
Sem comentários.

Dicas de harmonização: vinhos e bacalhau para a Páscoa

A Páscoa está chegando!

Com sabor e aroma intenso, o bacalhau harmoniza bem com vinhos que vão desde o verde até tintos!

 Com a aproximação da Páscoa, uma das questões mais complicadas de responder volta à tona: Qual vinho harmoniza melhor com bacalhau? Ou ainda: Qual a melhor forma de preparar o peixe? Pensando nisso, preparamos um post com várias dicas e receitas deliciosas que combinam perfeitamente com diversos tipos de vinho.

O bacalhau é o protagonista na mesa durante a Sexta-Feira Santa e a Páscoa. De sabor intenso, sua versatilidade conquista os amantes da gastronomia e, também, os enófilos, que sabem o quanto a parceria vinho e bacalhau é vantajosa ao paladar.

A tradição de se comer bacalhau na Páscoa é originado da Idade Média, com os judeus cristãos que faziam jejum de carnes vermelhas, durante um determinado período do ano, segundo a recomendação da Igreja. Aqui no Brasil ela se popularizou com a chegada da família real no país em 1808.

Verde, branco ou tinto? Qual vinho escolher?

A maior dificuldade aparece na hora de buscar o vinho na adega para acompanhar o prato. Primeiramente, deve-se levar em consideração que o bacalhau possui sabor e aroma intenso. Por isso, a harmonização com bacalhau contempla diversos tipos de vinho.

O vinho mais tradicional para harmonizar com o bacalhau é o verde por se tratar de uma bebida mais leve e muito aromática, e, em sua grande maioria, feitos para serem provados ainda jovens. Ele combina perfeitamente com pratos como: Bolinho de bacalhau, salada de folhas com bacalhau, bacalhau à lagareiro, bacalhoada e salada de folhas com bacalhau.

Outra característica do bacalhau é que esse tipo de peixe apresenta uma posição intermediária na escala de corpo dos vinhos com os quais melhor se harmoniza, assim como o frango, por exemplo. Ou seja, nessa escala, há uma sobreposição entre vinhos brancos encorpados e tintos de corpo médio.

O mais importante então, é buscar uma combinação que leve em consideração o modo de preparo com os ingredientes de cada  prato. Por exemplo, os vinhos brancos mais leves e refrescantes normalmente são dominados pela intensidade do bacalhau, enquanto os taninos dos tintos mais encorpados realçam mais o sal do peixe.

Tipos de preparo do bacalhau

Existem várias formas para preparar esse peixe, separamos cinco técnicas – e pratos usados com elas – que podem te ajudar a escolher qual receita irá realizar:

Grelhado – leva pouco óleo e é uma ótima opção para quem quer um prato mais leve e saudável. O bacalhau grelhado com pó de presunto cru é a receita mais indicada para quem optar esse modo de preparo. Por se tratar de uma comida leve, o vinho branco é uma combinação perfeita;

Frito – É a técnica que mergulha o peixe no óleo quente. O bolinho de bacalhau é o  prato frito mais tradicional, que pode ser acompanhado com batatas. Além do vinho verde, o rosé forma um casamento perfeito com o bolinho de bacalhau;

Salteado – Uma receita maravilhosa e aromática é o risoto de bacalhau com azeitonas pretas. O vinho verde é uma ótima escolha para esse prato.

Ensopado – Não muito utilizado Brasil, mas que possui ótimo preservamento de sabores e aromas. Você pode usar as postas de bacalhau, leite de coco, azeite de dendê, pimentão vermelho e tomate. Harmoniza perfeitamente com espumante.

Assado –  um dos modos mais práticos de preparar o peixe. Ele pode ser acompanhado com batatas e cebolas pequenas, cabeças de alhos, tudo cozido lentamente imerso em azeite de oliva. Um bom vinho tinto de corpo médio se encaixa com essa receita!

Receita de Páscoa!

Agora que você entende tudo sobre o bacalhau e as harmonizações, chegamos na melhor parte: conhecer e ficar com água na boca com uma tradicional receita dessa  iguaria de Páscoa. Confira:

Bacalhau de Páscoa

Ingredientes:

  • 1 kg de bacalhau dessalgado
  • 700 g de batatas cozidas e passadas no espremedor
  • 1 lata de creme de leite
  • 2 cebolas grandes cortadas em rodelas
  • 1 pote de azeitona sem caroço
  • 1/2 xícara de azeite
  • Manteiga para untar

Modo de preparo:

Primeiro refogue as cebolas no azeite até que elas murchem. Logo após coloque as azeitonas e o bacalhau refogue por aproximadamente cinco minutos. Acrescente a batata e o creme de leite mexa por mais cinco minutos. Depois disso, desligue o fogo e acrescente mais um fio de azeite. Por fim, unte com manteiga um refratário e coloque o bacalhau e passe a manteiga novamente em cima para que fique dourado. Está pronto para servir!

Harmonização:

Por se tratar de um prato mais seco, um branco de maior acidez seria a melhor pedida. Nesse sentido, valeria a pena acompanhar com um Rioja branco de corpo médio, seco, de acidez presente, e toques salinos.

Então que tal investir nessa dupla para a sua Páscoa? Passe no Box 41 Vinhos e converse com nossos especialistas para comprar o melhor rótulo para a sua receita!


Comentários

Seja o primeiro a comentar isso!

Os comentários estão fechados.