4 harmonizações de vinho para esse verão
Vinho não é apenas uma bebida para o inverno, neste post iremos mostrar dicas de harmonizações de vinho para a estação mais quente do ano
O verão é tempo de relaxar, tirar férias da rotina de trabalho e estudo, e para isso nada melhor do que apreciar um bom vinho rosé (hiperlink para a matéria do vinho rosé) ou o branco, que combinam com a estação. Seja à beira da piscina, com os pés na areia ou então no parque, esses tipos de vinho são os mais recomendados para acompanhar os pratos do verão, por terem teor de acidez mais alto.
Vinho no verão
Procure optar por vinhos leves, como, por exemplo, um pinot noir. Vinhos mais jovens são mais refrescantes que os mais maduros. O vinho tende a perder acidez com o passar do tempo. Aposte naqueles que possuem menos taninos, pois são consequentemente mais fáceis para beber quando a temperatura está mais elevada. Além disso deve-se estar atento a temperatura da bebida, sirva o vinho em temperatura entre 12ºC e 14ºC, para o vinho branco pode ser entre 8ºC a 10 ºC. Temperaturas mais baixas vão esconder os aromas típicos dos vinhos tintos e ele pode parecer menos gostoso. Outra possibilidade é optar pelos espumantes, que são naturalmente refrescantes por conta de sua alta acidez.
Agora que você já sabe algumas dicas para consumir vinho no verão, vamos te mostrar opções de harmonização para essa estação do ano:
1 – Vinho e Saladas:
Na estação mais quente do ano as saladas ganham espaço na mesa do brasileiro. Elas podem ganhar preparos mais elaborados e de ingredientes complexos, como com salada base de folhas verdes, acompanhada de queijos, frutas ou nozes, os vinhos podem acompanhar esta pluralidade.
Os molhos feitos à base de vinagre, por exemplo, podem ser harmonizados com os vinhos ácidos. Ou até mesmo, os cítricos, como Sauvignon Blanc e Pinot Grigio. Em relação aos molhos realizados com creme, como o ranch, casam perfeitamente com vinhos como Chardonnay, Semillon e Marsanne.
2 – Vinho e Peixes:
Vinhos brancos leves, como Chardonnay, Chenin Blanc e o Aligoté combinam muito bem com peixes, como linguado e robalo. Já para o bacalhau, ou para peixes que sejam um pouco mais gordurosos, necessitam de uma bebida ácida para limpar o paladar. Esse tipo de prato harmoniza com o vinho verde português.
3 – Vinho e Queijos:
Queijos que sejam mais secos como o parmigiano reggiano e o pecorino romano, podem ser facilmente acompanhados com o Prosecco, devido ao frescor da bebida. Ele acompanha muito bem com as nuances mais salgadas dos queijos. Os queijos macios, por sua vez, como gorgonzola ou danish blue, acordam com um rosé de Provence ou Côtes du Rhône pode ser garantia de sucesso.
4 – Vinho e Petiscos:
O vinho tinto pode sim ser uma ótima opção de harmonizam em dias ensolarados com petiscos e tira gosto como guacamole, azeitonas, brusquetas, empanadas, presunto com melão, entre outras.
Receita bônus!
Agora que você já sabe vários tipos de harmonização de pratos típicos do verão, nós vamos te dar uma dica de drink fácil de fazer e que combina com a estação mais alegre do ano. A sangria!
Sangria rosé
Ela rende até um litro e o tempo de preparo é de aproximadamente 10 minutos.
Ingredientes
- Meio litro de de vinho rosé;
- 100 ml de refrigerante de limão ou tônica;
- 5 ml de licor de laranja;
- Folhas de hortelã a gosto;
- 2 pedaços de canelas em pau;
- 4 morangos fatiados;
- 10 uvas verdes cortadas ao meio;
- 1 kiwi fatiado;
- 5 rodelas de laranja;
- Cubos de gelo a gosto.
Preparo
Em uma jarra, adicione todos os ingredientes líquidos, posteriormente, as frutas, as folhas de hortelã, a canela em pau e os cubos de gelo. Misture e sirva.
Agora você que não tem mais desculpa para não se refrescar nesse verão com um bom vinho! Conheça as nossas opções no Box 41 Vinhos que irão tornar seu começo de ano mais delicioso!
Comentários
Os comentários estão fechados.