Feliz Ano Novo! A noite da virada está chegando. Nada melhor do que um bom espumante na hora do brinde, não é mesmo?
O réveillon de 2020 está próximo e promete grandes emoções. É tempo de estar perto de que a gente mais gosta e continuar com as tradições populares como pular sete ondas, fazer 12 pedidos com a romã e guardar a semente na carteira, entre outras.
Sem dúvida uma das tradições mais famosas é o brinde com vinho espumante na hora da virada. Prosecco, Champagne ou Cava? Qual o espumante de sua preferência? Independente da denominação e nacionalidade, o que importa é que o espumante deve ser de boa qualidade. Preservando o perlage (as borbulhas) do início ao fim da degustação e que tenha um sabor agradável ao paladar de todos durante a celebração.
Espumante é sinônimo de tradição
Esse costume da virada de ano é celebrado há séculos, na aristocracia européia, momentos especiais eram acompanhados de espumante. Assim como no alto escalão da sociedade romana. Registros mostram que o espumante foi criado por volta do século XVI. Levando mais de dois séculos de aperfeiçoamento para se aproximar do que conhecemos hoje. Por meio de um método desenvolvido na França, na região de Champagne, conhecido como Champenoise, que foi o único procedimento até as práticas mais elaboradas e industriais, o Charmat.
Uma curiosidade sobre o espumante Champagne é que sua produção aconteceu primeiramente na Inglaterra. Os ingleses possuíam a tecnologia e o conhecimento para a produção de garrafas de vidro resistentes o suficiente para aguentar a pressão do CO2 durante a fermentação da bebida. O Champagne ganhou espaço dentro dos palácios franceses, elevando seu status. Considerada uma bebida de luxo, a lenda que circulava na época é que as mulheres que bebiam Champagne ficavam mais belas e os homens mais inteligentes.
Na Revolução Industrial a imagem do Champagne começou a ser trabalhada para simbolizar ascensão social entre a classe média, agradando a burguesia. Com o passar dos anos, ela ganhou outros inúmeros significados e rituais. Seja quebrando uma garrafa no casco de um navio para batizá-lo ou banhando vencedores de uma corrida de F1, a comemoração com espumante é expressão de comemoração.
Tenha o melhor brinde na hora da virada
Separamos algumas dicas que o brinde saia perfeito!
Rotulagem:
As principais informações do espumante estão no rótulo. Como o nome, a variedade da uva (Noir, Pinot, entre outras), a elaboração (Charmat ou Champenoise) e porcentagem alcoólica, esteja atento a essas informações.
Conservação:
O espumante deve estar gelado na hora de servir, entre seis a oito graus. A melhor forma de chegar a essa temperatura é colocando a garrafa em um balde com cubos de gelo cerca de meia hora antes de abri-la.
Hora de abrir:
Um dos momentos mais aguardados da noite da virada sem dúvidas é a hora de abrir o espumante. Para que não haja nenhum acidente na hora de tirar a rolha tome alguns cuidados. É importante retirar com cuidado a cápsula protetora, papel alumínio e a gaiolinha em volta da rolha. Sempre segurando a rolha com o dedo polegar para que ela não salte pela pressão da bebida. Na hora de abrir, direcione a garrafa para um local em que não tenha ninguém e esteja livre de objetos, segurando firme e girando a garrafa cuidadosamente. O correto é que o estouro seja delicado, quanto menos barulho, melhor. Isso quer dizer que pouco gás foi perdido durante o processo.
Hora de servir:
Escolha a taça de sua preferência a mais comum para o brinde é a flûte, por possuir corpo mais alongado que valoriza as borbulhas da bebida. Para que a temperatura da mão não modifique a do espumante, segure na haste da taça. Após deposite o líquido lentamente para não perder o gás e as borbulhas. Aproveite esse momento com as pessoas que você mais ama!
Toda a equipe do Box 41 Vinhos deseja a todos uma ótima virada de ano e um 2020 próspero!
Comentários
Os comentários estão fechados.