Home » Sem categoria » 5 vinhos do Rio Grande do Sul que você precisa conhecer

Blog - Box 41 Vinhos

3
setembro
2019
Sem comentários.

5 vinhos do Rio Grande do Sul que você precisa conhecer

Vinhos do Rio Grande do Sul que você precisa conhecer

Este importante pólo produtor de vinho se destaca no Brasil pela qualidade. Confira os rótulos que você precisa provar e comece a embarcar nessa viagem gustativa e olfativa pelos vinhos do nosso país.

 

Os vinhos brasileiros têm se destacado cada vez mais no mercado. O país já está consolidado como o quinto maior produtor da bebida no Hemisfério Sul. Da produção nacional, o Rio Grande do Sul, sozinho, é responsável por mais de 80% dos vinhos.

 

O estado é conhecido por suas serras e possui forte influência dos imigrantes italianos. Eles chegaram em torno de 1870 e cultivaram na região a cultura da bebida fermentada, que se estende até os dias de hoje.

 

A região conquista pelo solo e exuberância do verde. Não é a toa que o Rio Grande do Sul abrigue o importante Vale dos Vinhedos. Localizada a 120 Km da capital Porto Alegre, a região compreende os municípios de Garibaldi, Monte Belo do Sul e Bento Gonçalves. Outro importante local de produção no estado é a Campanha Gaúcha, na fronteira com o Uruguai.

 

Por isso vamos te mostrar  5 vinhos gaúchos que você não pode deixar conhecer e falar um pouco sobre cada um. Então prepare as suas anotações!

 

1- Vinho Miolo Single Vineyard Touriga Nacional

 

Produzido na região da Campanha Meridional do Rio Grande do Sul, o Miolo Single Vineyard Touriga Nacional é um vinho untuoso, equilibrado e de boa estrutura. As notas de carvalho são percebidas, sem contrastar com o perfume e sabor marcante da flor da Touriga.

 

Para compreender este tipo de vinho, é importante conhecer as especificações. A Touriga Nacional é singular e carrega características do solo em que foi cultivada nos vinhedos do Seival. Já a indicação de Single Vineyard denota que é um vinho de um único vinhedo. Por isso, ele concentra toda a expressão do terroir.

 

Como forma de valorizar o caráter especial deste rótulo, harmonize com pratos que possuam proteínas animal e vegetal, como feijoadas e comidas de panela de molhos estruturados. Ele vai bem com condimentados e queijos maduros de massa semi e dura.

 

2- Almadén Cabernet Suave

 

A região da Campanha Gaúcha é a responsável por produzir um vinho jovem, macio e de doçura equilibrada. O Almadén Cabernet Suave utiliza a Cabernet Sauvignon e a Cabernet Franc, que conferem um aspecto limpo e frutado.

 

Este vinho vai bem com comidas que possuam tendências amargas e ácidas. Contudo,  a combinação da bebida com os queijos gorgonzola e roquefort é sinônimo de sucesso na hora de servir. Acompanha perfeitamente bem sobremesas, como o mousse de chocolate e o clássico brigadeiro.

 

3- Vinho Pizzato Violette Suave

 

Em uma pequena garrafa está contida uma bebida com acidez e doçura agradáveis. Quem provar o Pizzato Violette Suave terá o paladar ressaltado com o sabor de geléia e de frutas em perfeita harmonia.

 

O vinho, produzido na cidade de Bento Gonçalves, é elaborado por meio das uvas Cabernet Sauvignon, Merlot e Alicante Bouschet, selecionadas manualmente. No processo de produção, a substância de cada uva é vinificada separadamente, com maceração e fermentação em tanques de aço inoxidável.

 

Como forma de ressaltar o sabor especial do rótulo, prefira queijos frescos, principalmente os brancos. Pratos com temperos adocicados também vão muito bem. Que tal aproveitar para dar aquele toque final com sobremesas? Se não sabe qual escolher para harmonizar com o vinho, nossa recomendação é a torta de morango.

 

4- Vinho Almadén Ugni Blanc Suave

 

Outro vinho da Campanha Gaúcha que você deve experimentar é o Almadén Ugni Blanc Suave. A bebida, de coloração amarelo palha, é leve e suavemente doce. No paladar, apresenta uma boa persistência.

 

A uva Ugni Blanc, utilizada para a elaboração do vinho, é frutada e alegre. O aroma é limpo e seco, o que pode, até mesmo, lembrar um Riesling. Entretanto, apresenta traços de maçã verde como sua característica marcante.

 

Para acompanhar a suavidade deste tipo de vinho, escolha antepastos, petiscos, queijos azuis ou suflês doces e salgados.  Ele também é ótimo quando servido com frutas e sobremesas.

 

5- Vinho Almadén Riesling

 

Falar do Almadén sem citar também o Riesling é difícil. O vinho, assim como o anterior, é produzido na Campanha Gaúcha. Contudo, as variedades utilizadas são outras: Riesling Itálico e Riesling Renano.

 

Ao provar este tipo, você terá encontrará aromas cítricos, como lima, limão e pomelo. No paladar, isso reflete em um frescor especial, por conta da sua acidez equilibrada. Assim, o vinho se torna jovem e agradável.

 

Mas quais os melhores pratos para ressaltar as melhores características da bebida? Vá de aperitivos, saladas, peixes, pizzas e massas de molhos leves. Ele também é ideal para queijos frescos de massa mole, como ricota, cottage, mozzarella de búfala e Minas.

 

Gostou das nossas indicações? Agora que você já conhece os principais rótulos do Rio Grande do Sul, não deixe de passar em nossa loja e experimentar! Estamos no Mercado Municipal de Curitiba.


Comentários

Seja o primeiro a comentar isso!

Os comentários estão fechados.