Home » Sommelier » O que faz um sommelier?

Blog - Box 41 Vinhos

31
julho
2019
Sem comentários.

O que faz um sommelier?

Sommelier – muito se fala sobre o termo, mas você de fato sabe o que este profissional faz e a sua importância no mercado de vinhos? Preparamos uma matéria para esclarecer todas as suas dúvidas. Confira!

 

Você provavelmente já foi a um restaurante e se deparou com uma carta de vinhos repleta de opções. Mas imagina quem a selecionou? Ao pedir um rótulo, alguém indica o que será melhor para compor com o seu pedido. Sabe quem ele é? O sommelier é o profissional responsável por essas atribuições.

 

Além de provar a bebida antes que chegue ao consumidor final e certificar a qualidade, ele também pode escolher, comprar, receber, indicar, harmonizar e qualificar a guarda nas adegas. Mas ainda existem outras funções e requisitos para quem pensa em se tornar um sommelier. Quer saber quais? Veja abaixo.

 

A origem da palavra sommelier

 

De origem francesa, a palavra sommelier (se pronuncia “someliê”) foi utilizada inicialmente na Idade Média, no século XIII. Ela deriva de sommier, termo que designava o responsável por conduzir os animais de carga em que eram transportadas comidas, bebidas e outras especiarias.

 

Depois, passou a nomear os encarregados pelo transporte e guarda das reservas das cortes durante as longas viagens. Dessa forma, havia um sommelier encarregado de cada artigo que seria necessário para o abastecimento no período. Um de pães, outro de carne e assim por diante.

 

Com o tempo, o termo começou a ser empregado em substituição à échanson, ou escanção. Este oficial da corte servia o vinho ao rei e o provava para verificar se não continha nenhum veneno. Porém, em Portugal ainda se pode ver muitas pessoas usando o termo escanção para os profissionais responsáveis pela carta de vinhos nos restaurantes.

 

Quando começou a ter o significado atual?

Como vimos, a palavra passou por diversas modificações de sentido desde a sua primeira utilização. O emprego mais atual, de profissionais especializados em bebidas, se deu a partir do século XVIII. Restaurantes de Paris ganharam fama pelo mundo e conferiram à cidade o título de centro mundial de gastronomia.

 

Por conta disso, tornou-se necessário um profissional capacitado para escolher as melhores harmonizações e garantir a qualidade do que era servido. Assim, a função se consolidou e passou a acompanhar as mudanças de cada época.

 

Função do sommelier

O profissional deve ter um conhecimento profundo sobre as uvas de cada vinicultura e as características de cada tipo. Também saberá tudo sobre as regiões onde foram cultivadas e as safras. Desse modo, poderá certificar a qualidade do produto.

Caso trabalhe em um restaurante, por exemplo, poderá conferir a temperatura, a aeração e a harmonização do vinho com os pratos do menu. Antes de servir, os conhecimentos do sommelier também serão necessários, já que pode auxiliar na escolha dos melhores rótulos.

O trabalho se restringe só a restaurantes?

O mercado de trabalho é vasto para um sommelier. Além de desempenhar sua função em restaurantes, também pode contribuir em hotéis, lojas e importadoras. O perito também poderá compartilhar seu vasto repertório de estudos em palestras, cursos de treinamento e consultorias. Há possibilidade, ainda, de produzir conteúdo para as mídias especializadas, como revistas, jornais, portais de notícia ou blogs.

 

Regulamentação da profissão

Por mais que a execução da profissão já venha de longa data, apenas no ano de 2011 a profissão foi regulamentada no Brasil, por meio da lei 12.467. Com isso, considera-se sommelier quem concluiu curso inerente à degustação ou quem exerceu por mais de três anos a função. A regulamentação contribui para a certificação da importância da profissão. Isso reflete em maiores salários, benefícios e a valorização do profissional.

 

Requisitos para se tornar um profissional

Está interessado em ser um sommelier? Isso é ótimo! Porém, é importante seguir alguns requisitos. Antes de tudo, procure em sua cidade um curso de formação profissional na área. Por meio dele você aprenderá noções de enologia, enografia, legislação específicas, técnicas de degustação, bem como outros conteúdos relevantes para a profissão.

 

Outro ponto importante é a habilidade de se comunicar. O profissional deve saber conversar com o cliente e ter um bom tato para vendas. A disponibilidade é um critério a ser considerado. Ele participará de feiras, degustações e de viagens para diversos países que produzem vinho. Por isso, o interesse pelas diferentes culturas se torna fundamental.

 

Quem acha que sommelier não precisa conhecer tanto a gastronomia está muito enganado. Como ele é o responsável por recomendar os pratos mais adequados para cada tipo de vinho, deve compreender os sabores, texturas e outros componentes gastronômicos essenciais.

 

Por fim, mas não menos importante, deve ter prazer em servir. Mas por que isso é necessário? O sommelier é a porta de entrada do cliente para um mundo de sensações. Por isso, o profissional deve compreender a importância de proporcionar a melhor experiência.

 

O que achou do nosso conteúdo sobre sommelier? Já conhecia a profissão? Não deixe de fazer o seu comentário e participar!

 

 

 

 

 

 


Comentários

Seja o primeiro a comentar isso!

Os comentários estão fechados.