Home » vinho » Conheça as regiões que mais produzem vinho no mundo

Blog - Box 41 Vinhos

20
julho
2019
Sem comentários.

Conheça as regiões que mais produzem vinho no mundo

Confira as regiões que mais produzem vinho no mundo!

Dez países se destacam pela produção da bebida.

Você sabe quais são? Confira em nossa matéria!

O vinho é uma bebida que conquista o mundo todo. Cada país possui uma longa história com a bebida, porém, 10 são os pioneiros na produção. Apenas os 3 primeiros países correspondem a quase metade de todo o vinho produzido. Esse valor equivale a 5.127 piscinas olímpicas. Por isso, listamos as maiores regiões produtoras e explicamos o que as torna tão especiais. Conheça todas abaixo!

 

1- França

Difícil falar de vinhos e não lembrar dos franceses, não é mesmo? O país lidera como o maior produtor de vinhos do mundo e carrega uma tradição na produção da bebida.

Os vinhos produzidos no país possuem maior diversidade e complexidade. Cada microrregião apresenta características que influenciam os rótulos de maneira diferente quanto à cor, aroma e sabores. As mundialmente conhecidas regiões de Bordeaux, Champagne e Borgonha são as mais importantes.

Bordeaux, por exemplo, se destaca pela elaboração dos melhores vinhos finos, em especial Chateaux tintos e encorpados. Champagne, contudo, produz o espumante que leva o mesmo nome. O maior produtor desta microrregião é o grupo Möet et Chandon, vinícola tradicional fundada em 1743. Já Borgonha cultiva, principalmente, a Pinot Noir e a Chardonnay, sendo responsável por 82% do cultivo e produção destes tipos de uva.

 

2- Itália

A Itália também possui uma longa tradição em vinificação. O país é o segundo maior produtor de vinho e ocupa a segunda colocação entre os maiores consumidores da bebida. Dentre as regiões produtoras, duas se destacam: Piemonte e Toscana.

Situada no norte da Itália, Piemonte possui uma área de 25.399 km² e população aproximada de 4,3 milhões de pessoas. A região é conhecida pelo Barolo, desenvolvido por meio das uvas Nebbiolo.

Já a Toscana, no centro do país, tem a Sangiovese como uva típica, da qual são produzidos o Chianti e o Brunello. Os vinhos brancos, como o Sauvignon Blanc e Chardonnay, também são muito apreciados.

 

3- Espanha

O país possui o maior número de hectares cultivados com vinhedos em todo o mundo. Para se ter uma ideia, só em Rioja são mais de 500 adegas! Não é à toa que a Espanha ocupa a terceira posição

A uva mais utilizada é a Tempranillo, cultivada, principalmente, nas regiões de Penedez, Ribera del Duero e Rioja. Entre as três, a que mais se destaca é a Rioja.

O estilo riojano é caracterizado pelo carvalho. Os produtores da região, localizada ao norte da península ibérica, produzem vinhos de grande complexidade. Para isso, buscam equilibrar notas frutadas e amadeiradas.

 

4- Estados Unidos

Os Estados Unidos produziram, em 2015, 22.140 hl de vinho. Isso o colocou na quarta posição. Deste número, cerca de 90% veio da Califórnia, estado que também apresenta os maiores números de vinícolas (3.782).

A história de produção da região líder do mercado de vinhos norte-americano iniciou em 1779. Neste ano, os missionários franciscanos plantaram as primeiras vinhas no local. Desde então, os vinhos desenvolvidos por lá ganham cada vez mais destaque.

A região se privilegia pelas condições climáticas e o solo. Devido a esses fatores, cultiva diferentes tipos de uvas, principalmente a Cabernet Sauvignon e a Chardonnay. O estado também produziu os primeiros vinhos orgânicos do mundo.

 

5- Argentina

Durante muito tempo, a Argentina focou a produção de vinhos para abastecer exclusivamente o mercado interno. Porém, isso mudou na década de 1990, com investimentos que possibilitaram que os vinhos argentinos pudessem se destacar no mercado internacional.

A cada ano, os vinhos produzidos no país crescem cerca de 8%. A maior parcela da produção, que representa aproximadamente 80%, vem da região próxima à Cordilheira dos Andes, Mendoza.

As vinhas da região se encontram entre 600 e 1.100 metros acima do nível do mar.  Entre as especialidades, estão a MalbecChardonnay.

 

6- Austrália

Saindo um pouco das rotas mais conhecidas, outra região que se destaca é a Austrália. A maior parte da produção do país é destinada à exportação, conquistando mercados como o da Ásia.

No país, 2.500 vinícolas, espalhadas em mais de 60 microrregiões, são responsáveis por cerca de 100 cepas de uvas. O destaque fica por conta da Shiraz.

 

7- Alemanha

A Alemanha pode produzir menos vinho em comparação com alguns países da Europa, mas é um dos que mais consome e exporta. Os alemães são reconhecidos pela produção dos vinhos brancos e aromáticos. Para isso, cultivam-se as Riesling e Müller-Thurgau.

 

8- África do Sul

Com mais de 300 anos de tradição, é o produtor mais importante da África. A indústria do país emprega cerca de 300.000 pessoas e contribui uma boa parte para a receita total de exportação.

O país se destaca pelos vinhos brancos. Entretanto, a produção dos tintos tem aumentado cada vez mais. As uvas mais importantes são a Chenin Blanc, Colombard e Cabernet Sauvignon. A região também é considerada a maior produtora de brandy.

 

9- Chile

Junto com os colonizadores espanhóis, chegaram as primeiras mudas de uvas. Mas, mesmo com uma longa história em produção de vinhos, as regiões vinícolas se desenvolveram mesmo a partir de 1990. O investimento deu frutos e, hoje em dia, os vinhos chilenos conquistam o mercado mundial. Os destaques do país ficam por conta da Carménère, Cabernet Sauvignon e Chardonnay.

 

10- Portugal

Por fim, não poderíamos deixar de citar Portugal. O país foi um dos primeiros a vender o vinho fora de suas terras. O reconhecimento se dá, principalmente, pela produção do famoso vinho do Porto e pelos vinhos de Alentejo.

 

Depois de conhecer as principais regiões produtoras de vinhos, qual é a sua preferida? E qual ainda não conhece?  Deixe nos comentários!

 


Comentários

Seja o primeiro a comentar isso!

Os comentários estão fechados.