O sabor marcante do bacalhau, combinado à leveza do vinho verde, fazem desta a melhor combinação.
O bacalhau é um dos pratos preferidos das famílias, mas durante a sexta-feira santa e a Páscoa, ele se torna a atração principal nas mesas. De sabor intenso, sua versatilidade conquista os amantes da gastronomia e, também, os enófilos, que sabem o quanto a parceria vinho e bacalhau é vantajosa ao paladar. Entretanto, você sabia que combinar a iguaria ao vinho verde pode ser ainda mais interessante? Em nossa matéria explicamos como e ainda damos algumas sugestões de como você pode usar esta combinação para tornar o seu feriado ainda mais especial. Confira!
Servir bacalhau nesta data já é costume das famílias brasileiras, mas como isso começou a se tornar tradição? Durante a Idade Média, os católicos seguiam um jejum recomendado pela Igreja que eliminava da sua alimentação, durante um determinado período do ano, carnes consideradas quentes. Por isso, carnes frias, como o bacalhau, tornavam-se as principais escolhas.
A partir de então, a iguaria passou a ser muito consumida, principalmente pelos portugueses, que se tornaram os principais consumidores. Anos depois, quando os navegantes portugueses desembarcaram em nosso país, trouxeram o bacalhau, bem como a rotina de jejum da Igreja Católica. Entretanto, foi com a chegada da família real portuguesa que o hábito de se comer bacalhau na Páscoa passou a ser incorporado pelo povo brasileiro.
Existem quatro tipos de bacalhau encontrados no mercado. Cada um deles apresenta características importantes para você selecionar qual será a sua escolha na Páscoa.
Domina boa parte do mercado brasileiro, já que é um dos mais acessíveis ao consumidor. Entretanto, é importante ressaltar que o baixo valor não indica baixa qualidade. Seu sabor é acentuado e, quando cozido, desfia com facilidade. Devido a isso, é um dos preferidos para o preparo dos famosos bolinhos de bacalhau.
Representa uma parcela menor das vendas no país. Contudo, é muito recomendado para pratos específicos com a iguaria, como caldos, pirões e desfiados.
É o mais estreito dos tipos e se destaca por conta da sua carne bem branca e saborosa. Tais fatores o tornam ideal para assados e grelhados.
É o mais nobre dos bacalhaus e possui duas espécies diferentes: o Gadus Macrocephalus e o Gadus Morhua. O que os diferencia é uma faixa branca que se localiza nas nadadeiras e no rabo do Macrocephalus, não encontradas no Morhua.
Antes de partirmos para a parte prática, em que sugerimos receitas de bacalhau que podem ser acompanhadas pelo vinho verde, é importante ressaltar que, apesar do nome, ele não apresenta essa coloração. O nome indica a região onde é produzida a bebida, que, devido ao elevado índice de chuvas, possui uma vegetação verdejante.
Esta região se estende pelo “Entre-Douro-e-Minho”, a sul do rio Douro, e a norte do rio Minho, em que faz fronteira com a Espanha. Porém, alguns estudiosos apontam que a nomenclatura se dá pela impressão das uvas serem colhidas antes do tempo indicado, ou seja, ainda “verdes”.
Seja qual for a explicação, quem provar a bebida encontrará vinhos leves, aromáticos, e, em sua grande maioria, feitos para serem provados ainda jovens. As variações da bebida podem ser brancos, rosados, tintos, e, até mesmo, espumantes. Contudo, o local é reconhecido principalmente por seus vinhos brancos.
Agora que você já sabe tudo sobre o bacalhau e o vinho verde, chegamos na melhor parte: conhecer receitas com a tradicional iguaria de Páscoa que harmonizam bem com a bebida. Confira abaixo:
Se você prefere pratos leves, uma salada de folhas verdes com bacalhau é uma ótima escolha. Aposte nos vinhos brancos da região, marcados pela leveza, refrescância e por suas notas frutadas.
Um dos petiscos preferidos dos brasileiros, o bolinho de bacalhau é uma ótima pedida. Sua untuosidade devido à fritura faz com que sejam ideais para harmonizar com os vinhos verdes, já que estes são leves e possuem boa acidez.
A receita teria se originado do preparo do bacalhau empanado com restos de pão duro, tudo frito em azeite. Atualmente, a versão ganhou outros acompanhamentos, como batatas assadas, acompanhadas de cebola, alho e muito azeite. Os vinhos verdes vão bem com a crosta crocante que o bacalhau, preparado desta forma, apresenta.
Intenso no sabor, a tradicional bacalhoada leva azeite, pimentões, tomate, batata, azeitonas pretas e temperos. Devido a isso, os vinhos brancos e os tintos da Região Demarcada dos Vinhos Verdes são as escolhas ideais.
Depois de ler nossa matéria, vimos que o vinho verde e o bacalhau realmente são boas combinações. Então que tal investir nessa dupla para a sua Páscoa? Passe no Box 41 Vinhos e converse com nossos especialistas para comprar o melhor rótulo para a sua receita!
41 3264-4343
Avenida Sete de Setembro, 1865, Curitiba Paraná
box41@box41vinhos.com.br
Comentários
Os comentários estão fechados.