Home » Sommelier » 5 espumantes para as festas de fim de ano

Blog - Box 41 Vinhos

7
dezembro
2018
Sem comentários.

5 espumantes para as festas de fim de ano

Com a chegada das festas, separamos bons espumantes para tornar este período ainda mais marcante ao lado das pessoas especiais. Confira!
As festas de fim de ano já estão aí, e nada melhor para acompanhá-las do que um bom espumante!
Tradicionalmente, os espumantes são tipos de vinhos que marcam as comemorações.
Você já imaginou como seria a passagem de um ano para o outro, por exemplo, sem o famoso brinde com a bebida?

O que são os espumantes?

O espumante é o vinho tinto, rosé ou branco com quantidade considerável de gás carbônico natural. Descoberto por acaso, o vinho engarrafado antes do final da fermentação alcoólica teria passado a produzir o gás carbônico, dando origem a uma bebida com borbulhas.

Como escolher a quantidade ideal?

A presença dos familiares e amigos não pode faltar nas confraternizações. Mas, após definir a média dos convidados, como calcular a quantidade necessária de espumante?
Uma regra muito utilizada em festas estabelece uma garrafa para cada oito pessoas, quando servida só em brindes. Para durar durante toda a noite, recomenda-se uma garrafa a cada três pessoas.

Em qual taça devo servir?

A taça mais adequada para servir um espumante comum é a flûte, ou flauta. Nela, as borbulhas podem ser apreciadas da melhor maneira, direcionando a efervescência e aromas para o nariz. Isso tudo sem perder o equilíbrio entre a acidez e a profundidade do sabor. E quanto maior o bojo, melhor! O formato em sentido longitudinal não realça tão bem os aromas, o que prejudica a experiência completa com a bebida.

Quais os melhores espumantes para as festas de fim de ano?

Agora que você já sabe como definir a quantidade certa de garrafas e o tipo de taça, conheça nossas cinco recomendações de espumantes para celebrar o período.
Os rótulos podem ser combinados em diversas receitas preparadas nesta época do ano, passando por petiscos, entradas e pratos principais a sobremesas.

Don Giovanni Nature Champenoise.

Refrescante e de acidez marcante, o espumante Don Giovanni Nature Champenoise é fabricado com as uvas Chardonnay e Pinot Noir, nos vinhedos de Pinto Bandeira, na Serra Gaúcha.
Apresenta coloração amarelo palha, com brilho e nuances douradas. Seu aroma remete a levedo, brioches, folhas secas e funghi, com toques de frutas cítricas, como abacaxi, maçã e melão.
No paladar, o sabor é marcante. Há realce dos gostos cítricos e as notas de envelhecimento. A cremosidade, aliada ao frescor, o torna uma boa opção para peixes, frutos do mar, massas e risotos. Porém, devido a sua versatilidade, pode ser servido com a maioria dos pratos.

André Delorme Crémantde Bourgogne Brut

A vinícola André Delorme, local onde é produzido o espumante, iniciou a produção durante a Segunda Guerra Mundial, com o padrão de qualidade mantido até os dias de hoje. De coloração amarelo palha esverdeada, possui equilíbrio e riqueza de sabor.
Pinot Noir, Chardonnay, Gamay e Aligoté se juntam para dar origem a um espumante harmonioso, com aromas de frutas brancas, como a pêra e a maçã. As notas de frutas secas e pão torrado reforçam o seu sabor, em conjunto com a baunilha e as nozes.
Harmoniza com refeições à base de frutos do mar, principalmente mariscos, mexilhão e lagosta.

Almadén Brut Rosé

Elaborado com a uva Shiraz, o espumante Natural Brut Rosé é vinificado pelo método Charmat, em vinhedos próprios da região do Vale do São Francisco, na Bahia. Possui coloração rosada de média intensidade, perlage fino e persistente. De gosto refrescante, em um equilíbrio entre o doce e a acidez, conquista com seu suave aroma de morangos, amoras e frutos silvestres. Excelente para acompanhar os clássicos peixes servidos nas ceias de ano novo.
Também vai bem com pratos leves, como saladas, massas de molhos delicados e outros frutos do mar.

Murganheira Reserva Bruto 2012

Das regiões de Távora e Varosa, em Portugal, é produzido um clássico da Murganheira: o Reserva Bruto.
Desenvolvido a partir de uvas Malvasia Fina, Cerceal e Gouveio Real, conquista os paladares com seu equilíbrio entre acidez e o frutado.
Por possuir bolhas finas e persistentes, em seu leve aroma de maçã, cítrico e frutos secos, é indicado para aperitivos e pratos leves.

Aliança Santa Colina Moscatel

Tradicional nas festas e comemorações. Um espumante leve e refrescante, que agrada facilmente o paladar. Aliança Santa Colina Moscatel utiliza uvas Moscato Giallo e Moscato
Bianco, por meio do processo “Asti”. Apresenta aroma intenso de frutas cítricas e um agradável sabor de flores do campo, com borbulhas finas e persistentes. Esse aspecto o coloca como ideal para acompanhar refeições leves, bolos, frutas e sobremesas, principalmente as que levam morangos e uvas.

Já conhecia algum desses?
Qual vai ser a sua aposta para brindar nas festas de fim de ano? Deixe o seu comentário!


Comentários

Seja o primeiro a comentar isso!

Os comentários estão fechados.